28.3 C
Manaus
InícioGeralPerfil de autor do ataque com faca na França provoca dúvidas

Perfil de autor do ataque com faca na França provoca dúvidas

Publicado em

O homem que matou com uma faca a mãe e a irmã na França na quinta-feira tinha problemas psiquiátricos “importantes” e estava fichado como radicalizado. Os investigares tentam, determinar o motivo da agressão, um ato reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI).

Kamel S. 36 anos, matou a irmã e a mãe e feriu gravemente outra pessoa em uma rua de Trappes, cidade a 30 km de Paris, antes de ser abatido pela polícia.

Trappes é uma localidade muito afetada pelo desemprego. Fontes da unidade antiterrorista afirmam que 50 moradores da região saíram do país para lutar no Iraque e Síria desde 2013.

Embora o ato tenha sido rapidamente reivindicado pelo grupo extremista EI, as autoridades francesas não confirmaram um ataque terrorista. Uma investigação foi aberta por “assassinato, tentativa de assassinato e ameaças de morte”.

A polícia, alertada pelos vizinhos, encontrou o homem entrincheirado na casa de sua mãe. O MP informou que ele gritava “Alá Akbar” (“Deus é grande”) e ameaçou matar os agentes. 

Ele saiu da casa, com as mãos para trás, e seguiu caminhando, apesar das advertências da polícia.

Os investigadores procuram em seu computador e celular algo que ajude a explicar o ataque.

Até o momento, as autoridades sabem que o motorista de ônibus foi demitido em 2016 por ter violado a obrigação de neutralidade vinculada a suas funções.

De acordo com uma fonte da empresa pública de transportes para a qual trabalhava, Kamel S. teria freado o ônibus, pronunciado “frases incoerentes, invocando Alá”. 

A empresa notificou as autoridades, que abriram uma investigação por apologia ao terrorismo, que foi arquivada.

Na vida pessoal, o agressor estava separado da mulher e morava com a mãe, segundo fontes ligadas à investigação.

A família enfrentava tensões pela herança do pai. Kamel S. apresentou uma denúncia por abuso de confiança contra as duas irmãs. A acusação foi arquivada sem qualquer ação posterior em 2017.

O agressor tinha problemas psiquiátricos “importantes” e um perfil mais voltado para o “desequilibrado” que de um soldado “sob as ordens do EI”, destacou o ministro do Interior, Gérard Collomb.

“Eu costumava beber café com ele, mas não o via há um mês”, disse Pascal, um vizinho de 59 anos que não acredita em ato terrorista.

“Falaram de um terrorista, mas ele não é um terrorista, ele é um cara que perdeu a cabeça”, disse.

O ataque provocou um novo susto na França, país que vive em estado de alerta ante a ameaça extremista desde uma onda de atentados sem precedentes em sua história que matou 246 pessoas desde 2015.

Notícias recentes

Venda de apartamentos por indicação cresce e reforça confiança entre consumidores

Mais do que estar presentes nos bons momentos, amigos também podem influenciar decisões importantes....

Caminhão pega fogo na Avenida Autaz Mirim, em Manaus

Na tarde desta quarta-feira (22), um caminhão foi atingido por um incêndio na Avenida...

Sine Manaus oferta 791 vagas de emprego nesta quinta-feira, 23/7

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 791 vagas de emprego em...

Presidente da Aleam, Adjuto Afonso participa de evento sobre reconstrução de ponte Brasil e Bolívia em Brasilía

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e tesoureiro-geral da União...

leia mais

Venda de apartamentos por indicação cresce e reforça confiança entre consumidores

Mais do que estar presentes nos bons momentos, amigos também podem influenciar decisões importantes....

Caminhão pega fogo na Avenida Autaz Mirim, em Manaus

Na tarde desta quarta-feira (22), um caminhão foi atingido por um incêndio na Avenida...

Sine Manaus oferta 791 vagas de emprego nesta quinta-feira, 23/7

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 791 vagas de emprego em...