Pesquisadores do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam) participam da 25ª International Conference on Artificial Intelligence in Education (AIED), realizada em Recife (PE). A organização conta com uma pesquisadora do IComp/Ufam na comissão, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Cesar School. A conferência iniciou na segunda-feira (8) e vai até esta sexta-feira (12).
O evento acontece pela primeira vez em uma cidade da América Latina, e conta com mais de 400 pesquisadores de todo o mundo para debater o tema “IA na Educação para um Mundo em Transição”. A AIED pretende explorar a integração das tecnologias de inteligência artificial nas práticas pedagógicas e políticas educacionais, visando promover uma aprendizagem fluida e equitativa.
A Profª. Elaine Harada, do IComp/Ufam, integra a comissão organizadora do evento internacional. Para ela, a realização da 25ª edição da International Conference on Artificial Intelligence in Education (AIED) é um marco histórico para a América Latina e para o Brasil, que tem a chance de demonstrar seu compromisso com a pesquisa de ponta e inovação. A inclusão na participação do evento é resultado de uma sólida rede de contatos e colaborações na área.
“A participação do IComp/Ufam é uma grande honra. Isso é fruto de networking, de contato, de amizade e de colaboração com um grupo bem forte de IA na educação aqui no Brasil, formado por professores e pesquisadores de todo o país que têm se dedicado a esse tema. É realmente uma honra a Ufam estar lá ajudando a organizar”, destacou.
Dada a relevância dos debates sobre Inteligência Artificial, Harada também destacou a importância do tema da conferência. “Tanto se fala sobre IA, sobre IA generativa, e não há nada mais relevante do que pensar como que essa IA vai ser aplicada, e quais impactos terá na educação”.
O evento também teve a participação do Profº Leandro Galvão, coordenador acadêmico do IComp, e do Profº. Alexandre Passito, coordenador do curso de Ciência da Computação, que levarão para os cursos e para os projetos de pesquisa relacionados com educação, como o Projeto SUPER, as experiências de sucesso que foram apresentadas durante o evento.
Com informações da assessoria