Na quinta-feira (16), a Polícia Federal realizou a Operação Creditum, desmantelando um esquema criminoso que fraudava financiamentos de veículos de luxo em Manaus. O grupo é acusado de movimentar ilegalmente cerca de R$ 15 milhões. A operação incluiu o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão em Manaus, Manacapuru (AM) e no Rio de Janeiro (RJ).
A ação também resultou no sequestro e bloqueio de bens móveis e imóveis dos suspeitos. Segundo a PF, os alvos da operação obtinham, mediante fraude, diversos financiamentos de veículos de luxo, com descontos de benefício fiscal, para revender os veículos financiados para terceiros sem o conhecimento da instituição bancária.
Os financiamentos eram obtidos por meio de empresas, tanto em nome dos investigados quanto em nome de “laranjas”. Para isso, os investigados falsificavam documentos e contavam com a participação de funcionários/gerentes/diretores de instituição financeira e de concessionárias de veículos.
Os veículos adquiridos de forma fraudulenta eram repassados a terceiros sem a devida transferência de propriedade, baseando-se apenas na confiança. Os envolvidos poderão ser processados por crimes como fraude em financiamento, sonegação fiscal, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, entre outros.