28.3 C
Manaus
InícioGeralPíeres provisórios já receberam mais de 25 mil contêineres para abastecer indústria...

Píeres provisórios já receberam mais de 25 mil contêineres para abastecer indústria e comércio

Publicado em

Na 310ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), realizada nesta quinta-feira (31/10), empresas e lideranças do setor portuário foram homenageadas por suas contribuições na implementação de soluções temporárias de logística para enfrentar a estiagem que afeta a região.

Desde a instalação, em setembro deste ano, mais de 25 mil contêineres já foram transportados pelos píeres provisórios do Grupo Chibatão e da Super Terminais, assegurando o escoamento de produtos do Polo Industrial de Manaus e a continuidade do abastecimento local.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, destacou o empenho do governo e do setor privado na mitigação dos efeitos da estiagem. Ele relembrou que, já em janeiro deste ano, a Defesa Civil alertou para uma nova seca, semelhante à de 2023. Com isso, o governo articulou reuniões com empresários e líderes do setor para discutir alternativas.

“Em abril foi apresentada a ideia dos píeres temporários, e o Governo do Amazonas, em parceria com órgãos de controle e empresários, não mediu esforços para tornar essa solução realidade. Hoje, estamos vendo os resultados dessa ousada iniciativa”, afirmou Corrêa.

Entre os homenageados esteve o diretor executivo do Grupo Chibatão, Jhonny Fidelis Ramos, que liderou o projeto de instalação de um píer provisório em Itacoatiara. Fidelis coordenou uma série de negociações com órgãos públicos e viabilizou a execução de ações que reduziram os impactos da seca.

“Esse reconhecimento significa muito para o Grupo Chibatão, que desde a fundação carrega o espírito pioneiro do Passarão, que sempre investiu em logística para o Amazonas. Nossa equipe continua seu legado, e é uma honra ver nossa contribuição ser valorizada”, declarou Fidelis. Segundo ele, a operação portuária possibilitou o fluxo de mercadorias para a Zona Franca de Manaus e para o comércio local, evitando o desabastecimento.

O diretor-geral da Super Terminais, Marcello Di Gregório, também foi homenageado e aproveitou para agradecer sua equipe e o apoio do governo. “É um reconhecimento de um trabalho intenso e de muito aprendizado. Os desafios logísticos são diários, mas com o empenho de todos e o apoio do Governo do Amazonas, conseguimos entregar resultados positivos. Estamos realizando 35 movimentos por hora, uma eficiência que nos surpreendeu positivamente”, comentou Di Gregório.

A operação dos píeres temporários em Itacoatiara já permitiu o transporte de mais de 25 mil contêineres e o desembarque de 21 navios, assegurando a continuidade das atividades industriais e comerciais na região. O diretor do Grupo Chibatão, Jhonny Fidelis, observou que, em 2023, durante os 50 dias críticos de estiagem, apenas 8 mil contêineres foram movimentados, enquanto, em 2024, com a nova estrutura, esse número triplicou em apenas um mês.

“O ganho principal foi para a população, a indústria e o comércio. Esse píer temporário provou ser uma solução eficaz para a estiagem. Ainda assim, a dragagem do canal da Enseada do Madeira e do Tabocal é necessária para assegurar a navegabilidade plena durante o ano todo”, concluiu.

Com informações da sedecti

Notícias recentes

Nova regra do Pix amplia prazo para contestar golpe

Uma nova regra do Pix amplia, a partir desta terça-feira (1º), de 30 para...

Conta de luz fica mais cara pelo quinto mês consecutivo no Amazonas

A conta de luz terá cobrança adicional pelo quinto mês consecutivo em setembro. A...

Ana Lúcia Holanda e Matheus Huari são aclamados para comandar o MAG no biênio 2027/2028

Manaus — Ana Lúcia Holanda e Matheus Huari foram aclamados, neste domingo (30/8), como...

Capitão Alberto Neto visita trecho da Transamazônica em Lábrea e defende investimentos em infraestrutura

O candidato ao Senado Capitão Alberto Neto (PL-AM) visitou, nesta segunda-feira (31), um trecho...

leia mais

Nova regra do Pix amplia prazo para contestar golpe

Uma nova regra do Pix amplia, a partir desta terça-feira (1º), de 30 para...

Conta de luz fica mais cara pelo quinto mês consecutivo no Amazonas

A conta de luz terá cobrança adicional pelo quinto mês consecutivo em setembro. A...

Ana Lúcia Holanda e Matheus Huari são aclamados para comandar o MAG no biênio 2027/2028

Manaus — Ana Lúcia Holanda e Matheus Huari foram aclamados, neste domingo (30/8), como...