28.3 C
Manaus
InícioGeralPoliciais civis auxiliam médicos americanos em atendimento em comunidades carentes de Manaus

Policiais civis auxiliam médicos americanos em atendimento em comunidades carentes de Manaus

Publicado em

 

Onze policiais civis do Amazonas, entre investigadores, escrivãs e delegados, estão participando do programa ‘Hands of hope’ (mãos da esperança) atuando como tradutores simultâneos de médicos americanos e canadenses durante atendimento de saúde em comunidades carentes da capital amazonense e comunidades ribeirinhas. Os servidores são integrantes do setor de capacitação da Polícia Civil, alunos do curso de idiomas e participantes do programa desde 2017.

Os atendimentos ocorreram entre a segunda-feira (25/3) e quarta-feira (27/3) nas dependências de uma igreja evangélica localizada na comunidade Baixada da Alegria, bairro São José, zona leste da capital. Nesta quinta-feira (28/3) e sexta-feira (29/3) os médicos vão atender moradores de comunidades ribeirinhas do Careiro Castanho e Careiro da Várzea.

Nascido nos Estados Unidos, o programa ‘Hands of hope’ é composto por 27 médicos profissionais que desenvolvem trabalhos voluntários ao redor do mundo. A organização tem 10 anos e, todos os meses, os agentes de saúde viajam para diferentes países, com diferentes grupos de profissionais da saúde, como médicos e enfermeiras. Dentre os serviços oferecidos estão clínica geral, consulta odontológica, fisioterapeuta, além da doação de diversos medicamentos. Os médicos já realizaram os atendimentos em diversos países da Ásia, América do Sul e América Central.

“Nós fornecemos atendimento médico e medicamento para todos que vêm, fazemos o melhor que podemos. Acreditamos em um mundo no qual muitos locais precisam de ajuda médica. Nós vamos onde precisam de atendimento médico e esperamos atender o máximo que podemos”, afirmou o coordenador do programa, o médico Wade Hosseini.

De acordo com a investigadora da Polícia Civil Regina Nogueira, o setor de idiomas da instituição foi acionado pela coordenação do projeto para integrar o trabalho voluntário junto aos médicos, que precisam de tradução para falar com a comunidade, informar sobre situação de saúde e tirar dúvidas.

“Nós estamos contribuindo com a organização do evento e na parte de tradução, já que todos os médicos são americanos e canadenses. É um trabalho completamente voluntário. Iniciamos aqui na comunidade e depois vamos acompanhá-los nos atendimentos nas comunidades ribeirinhas”, disse.

Para a investigadora, é recompensador usar o conhecimento adquirido por meio do departamento de idiomas da instituição para ajudar as pessoas. “Eles vêm de longe fornecer atendimento médico àqueles que necessitam e, para nós, é uma troca de experiência e conhecimento muito grande”, afirmou Regina.

Ao saber que os médicos estavam na comunidade, a massagista Luiza Maria aproveitou para consultar um profissional e levar os filhos ao dentista. “Passei por uma consulta no clínico geral e trouxe meus filhos para o dentista. É uma alegria muito grande ter eles aqui na comunidade. Nos ajuda muito”, comentou.

%BANNER%

Notícias recentes

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...

Em 60 dias à frente da Presidência da Aleam, Adjuto Afonso conduz ações institucionais e acompanha sanção de leis de impacto social

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil),...

leia mais

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...