O Brasil está nos últimos lugares em ranking de exame internacional que analisou a efetividade da alfabetização e as habilidades de leitura de alunos do 4º ano do ensino fundamental (10 anos de idade) de 65 países ou regiões. É a primeira vez que o país participa do PIRLS (sigla em inglês para “Estudo Internacional de Progresso em Leitura”), avaliação que ocorre a cada cinco anos e que existe desde 2001.
O PIRLS contou com a participação de 400 mil estudantes, com testes aplicados de outubro de 2020 a julho de 2022 nos diversos países. No Brasil, as provas foram realizadas no final de 2021, depois de um período de quase dois anos de escolas fechadas em consequência da pandemia de Covid-19.
A média dos brasileiros foi de 419 pontos, acima apenas de seus colegas da Jordânia, Egito, Marrocos e África do Sul. O Brasil teve o mesmo resultado de Kosovo e Irã, perdendo de todos os outros países, entre eles com sistemas de educação precários, como Azerbaijão e Uzbequistão. Os países do topo do ranking foram Singapura (587 pontos), Irlanda (577 pontos) e Hong Kong (573 pontos).
Do total de brasileiros que participaram da amostra, 4.941 estudantes, quase 75% estavam abaixo do nível de proficiência esperado no 4° ano escolar, com dificuldades para responder a perguntas simples, como reproduzir uma informação de um texto. Dos outros, apenas 13% atingiram nível alto ou avançado do conhecimento esperado para essa etapa.