Nesta quinta-feira (15), durante a abertura da 10ª edição do Festival Olímpico da Educação Infantil, o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou a realização de um novo concurso público para a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com 1.500 vagas, sendo mil para provimento imediato e 500 para cadastro reserva.
O edital está previsto para ser lançado entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, com oportunidades para professores, pedagogos, técnicos administrativos, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, arquitetos e outros profissionais da educação.
O prefeito destacou que o concurso é cumprimento de um compromisso firmado com a população, ainda em sua primeira mensagem anual à Câmara Municipal de Manaus, e reafirmado nesta nova fase de sua gestão.
“Nós somos, hoje, referência nacional em educação básica entre as grandes cidades. Para manter esse nível, precisamos ampliar e renovar nossa rede de servidores. Este concurso é um passo decisivo para garantir qualidade, inovação e equidade na educação pública”, afirmou.
A iniciativa faz parte de um plano maior para erradicar o analfabetismo em Manaus até 2025, meta já reconhecida pelo Ministério da Educação. Hoje, a capital amazonense apresenta índice de 2,9%, o menor do Estado e abaixo da média nacional para capitais, que é de 7,5%.
“A educação é o coração da nossa gestão. A quem quer fazer parte da melhor rede educacional entre as maiores cidades do Brasil, essa é a chance. Estamos abrindo as portas para novos talentos que desejam transformar vidas por meio da educação”, reforçou David Almeida.
Com informações da assessoria