28.3 C
Manaus
InícioAmazonasPrefeito de Autazes reúne com vice-presidente Geraldo Alckmin e recebe notícia favorável...

Prefeito de Autazes reúne com vice-presidente Geraldo Alckmin e recebe notícia favorável sobre o potássio

Publicado em

Cumprindo agenda em Brasília o prefeito de Autazes (a 111 km de Manaus), Andreson Cavalcante (União Brasil), acompanhado do deputado federal Silas Câmara (Republicanos), foi recebido na terça-feira (28) pelo vice-presidente do país, Geraldo Alckmin (PSB), que confirmou ao gestor ser favorável ao Projeto Potássio Autazes e explicou a importância do produto para a economia do Brasil. Alckmin, que é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e presidente do Conselho Nacional de Fertilizantes em Nutrição de Plantas (Conferte), esteve em Manaus na semana passada e criticou o impasse jurídico em relação ao licenciamento do projeto.

Em vídeo gravado, o prefeito e o vice-presidente falaram sobre o projeto de extração da mina de potássio em Autazes,  que tem capacidade de fornecer 25% do potássio utilizado na agricultura do Brasil por 30 anos. “Fiquei muito contente com a boa vontade do vice-presidente Geraldo Alckmin, com o desejo do governo federal de poder contribuir com o nosso estado, com a economia do país e do nosso município. Nós agradecemos pelo total apoio a esse grande projeto do Estado do Amazonas”, ressaltou o prefeito.

O vice-presidente reiterou o que já havia dito na semana passada, em Manaus, sobre o projeto, ocasião em que ele até criticou o impasse jurídico. “O Brasil é um dos grandes produtores do mundo de alimentos, dos grandes exportadores de proteína vegetal e animal no mundo, e nós precisamos de fertilizantes NPK. Importamos muito, nós somos o maior importador de fertilizantes, no caso do fósforo nós importamos 70%, nitrogênio 85%, mas no caso potássio 98%. Nós não podemos depender tanto de importação numa área tão estratégica como é a produção de alimentos. Vamos ajudar sim, pra gente viabilizar projetos que vai gerar emprego, vai gerar riqueza e vai fortalecer a indústria brasileira”, afirmou  Alckmin.

O Projeto Potássio Autazes é coordenador pela empresa Potássio do Brasil, subsidiária da empresa canadense Brazil Potash Corp.

O prefeito Andreson foi à Brasília participar da Marcha dos Prefeitos, e aproveitou para reunir com alguns membros da bancada amazonenses em busca de investimentos para o município. Dentre eles, o gestor conversou o senador Plínio Valério (PSDB), além dos deputados federais Saullo Vianna (União Brasil), Adail Pinheiro (Republicanos), Átila Lins (PSD), Fausto Júnior (União Brasil) e Capitão Alberto Neto (PL).

Notícias recentes

Nilton Costa Lins Junior recebe Comenda de Honraria da CBDU por contribuição ao desporto universitário brasileiro

O presidente do Grupo Nilton Lins, Nilton Costa Lins Junior, foi agraciado com a...

Sine Manaus oferta 678 vagas de emprego nesta sexta-feira, 4/9

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 678 vagas de emprego em...

Incêndio destrói antigo prédio do Banco da Amazônia no Centro de Manaus

Um incêndio destruiu parte do antigo prédio do Banco da Amazônia (Basa), localizado na...

Capitão Alberto Neto defende atuação do Senado contra abusos de autoridade e propõe endurecimento de penas

O candidato ao Senado pelo Amazonas Capitão Alberto Neto (PL) defendeu, durante entrevista nesta...

leia mais

Nilton Costa Lins Junior recebe Comenda de Honraria da CBDU por contribuição ao desporto universitário brasileiro

O presidente do Grupo Nilton Lins, Nilton Costa Lins Junior, foi agraciado com a...

Sine Manaus oferta 678 vagas de emprego nesta sexta-feira, 4/9

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 678 vagas de emprego em...

Incêndio destrói antigo prédio do Banco da Amazônia no Centro de Manaus

Um incêndio destruiu parte do antigo prédio do Banco da Amazônia (Basa), localizado na...