O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, assinou nesta terça-feira (18/12) o decreto que declara Situação de Emergência em Manaus pelos próximos 180 dias, em virtude do incêndio de grande proporção ocorrido no bairro Educandos, zona Sul, na noite da segunda-feira, 17. Arthur garantiu que todas as famílias cadastradas receberão auxílio do aluguel social e que parte dos apartamentos populares da etapa A do Residencial Cidadão Manauara 2, na zona norte da capital, serão destinas às vítimas.
“Eu vi aquela tragédia. Nós não vamos nos limitar a fazer uma lista de doações, vamos efetivamente recorrer à sociedade, que está nos ajudando muito. Tomaremos todas as medidas que possam acabar com a fome, com a falta de roupa, com a falta de segurança básica que se tem no primeiro momento. E buscaremos as soluções dignas para essas famílias”, afirmou o prefeito Arthur Neto.
Situação de Emergência
Com o decreto de Situação de Emergência, ficam a Defesa Civil e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) autorizadas a adotar as ações necessárias ao enfrentamento da situação de emergência. Caberão às secretarias planejar, organizar, coordenar e controlar as medidas a serem adotadas, fazer articulação junto às esferas federal e estadual, assim como manter o prefeito atualizado da situação de emergência a partir de relatórios técnicos.
Ficam incumbidas ainda, caso necessário, de propor a contratação temporária de profissionais e serviços, assim como a aquisição de bens para enfrentamento da situação de anormalidade. Durante o processo, a população será informada sobre o resultado das ações adotadas. O documento estabelece também corresponsabilidade a todos os órgãos e entidades do município, dentro de suas atribuições legais, no sentido de enfrentar a situação de emergência pelos próximos seis meses.
Réveillon é mantido
Após pedidos de internautas para cancelamento da festa de réveillon, para que valores gastos com eventos fossem redirecionados às famílias, o prefeito da cidade descartou a possibilidade de cancelar as festas, marcadas para Ponta Negra, Avenida Itaúba e Educandos, bairro do local da tragédia.
Segundo Arthur Neto, o Réveillon de Manaus 2018 vai se tornar uma grande mobilização solidária. Artistas já confirmados para o evento protagonizarão a campanha #ManausSolidária. O cantor Luan Santana, que se apresentará no Complexo Turístico Ponta Negra, foi o primeiro a manifestar total apoio ao movimento.
“Não tem motivo para suspendermos a festa da virada. O certo mesmo, a meu ver, é pegarmos as pessoas que vão se apresentar e que têm prestígio, que juntam gente, que são amadas, queridas e respeitadas, para que estimulem a solidariedade em prol das famílias que perderam tudo que tinham”, explicou o prefeito Arthur.
Doações
Doações de alimentos não-perecíveis, roupas, água, lenções, itens de higiene pessoal, entre outros, podem ser direcionadas à base central na Casa Militar, localizada na avenida Padre Agostinho Caballero Martin, 770, Compensa. Depósitos em dinheiro podem ser feitos na conta do Fundo Manaus Solidária, com razão Social Fundo Social de Solidariedade, CNPJ: 28.042.447 001-42, no Banco do Brasil, Agência: 3563-7 e Conta Corrente: 9.703-9. Todos as doações serão destinadas às famílias cadastradas pela Semasc.
“Nós estamos buscando soluções para atender todas essas famílias e não apenas de maneira paliativa. Ali tem crianças, idosos, deficientes físicos, uma série de situações e problemas que precisamos resolver. Nosso povo é solidário e o Fundo Manaus Solidária tem o dever de expandir esse sentimento para ajudar quem está precisando”, declarou a presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro.