A Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas decretaram ponto facultativo para a próxima segunda-feira (29), em razão da partida da Seleção Brasileira contra o Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo Fifa 2026. O jogo está marcado para as 13h, no horário de Manaus.
No âmbito municipal, o decreto foi assinado pelo prefeito Renato Junior e publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na quinta-feira (25). A medida vale para os órgãos e entidades da administração pública municipal e considera a participação da Seleção Brasileira no torneio como uma manifestação cultural de relevância nacional.
Apesar da suspensão do expediente, os serviços considerados essenciais serão mantidos normalmente. O decreto também permite que os gestores das unidades municipais definam horários específicos de funcionamento, de acordo com a necessidade do serviço e o interesse público. A Secretaria Municipal de Administração e Gestão (Semad) será responsável pela organização do banco de horas para posterior compensação pelos servidores.
No âmbito estadual, o Governo do Amazonas também decretou ponto facultativo na segunda-feira. Com isso, os servidores estaduais terão quatro dias consecutivos sem expediente, considerando o ponto facultativo da sexta-feira (26), decretado em razão da abertura do Festival de Parintins 2026, o fim de semana e a folga pelo jogo da Seleção.
Durante o período, os serviços essenciais, como saúde, segurança pública e atendimentos de emergência, seguirão funcionando normalmente em todo o estado.
Já os atendimentos presenciais do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), dos Prontos Atendimentos ao Cidadão (PACs), das unidades ambulatoriais, parte da rede estadual de ensino e alguns espaços culturais serão suspensos, com retomada prevista para terça-feira (30). No caso do Detran-AM, os agendamentos poderão ser remarcados para a semana seguinte, no mesmo horário.
Na área da saúde, as 25 unidades estaduais de urgência e emergência em Manaus, além dos hospitais dos municípios do interior, permanecerão em funcionamento em regime de plantão. A população também poderá utilizar o aplicativo Saúde AM Digital para atendimentos de casos leves, com clínico geral disponível 24 horas.
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) manterá a coleta de sangue na sexta-feira, das 7h às 18h, no sábado, das 7h às 17h, e na segunda-feira, das 7h às 12h. Os serviços de urgência e internações continuarão funcionando normalmente.
Na segurança pública, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e as delegacias de plantão manterão atendimento regular durante o ponto facultativo. Os canais de emergência seguem disponíveis pelos telefones 190, 193 e 181.





