28.3 C
Manaus
InícioAmazonasPrefeitura de Manaus e Suframa discutem reforço na fiscalização do PIM após...

Prefeitura de Manaus e Suframa discutem reforço na fiscalização do PIM após vazamento de estireno

Publicado em

A Prefeitura de Manaus e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) discutiram, nesta terça-feira (28), medidas para reforçar a fiscalização e a segurança das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). A iniciativa ocorre após o vazamento de gás estireno registrado no último dia 15 de julho, em uma unidade da empresa Innova, no Distrito Industrial.

A reunião tratou da elaboração de um Acordo de Cooperação Técnica entre os dois órgãos, que prevê a criação de protocolos conjuntos de prevenção, compartilhamento de informações e mecanismos para agilizar a atuação em situações de risco envolvendo atividades industriais.

Segundo o prefeito Renato Junior, a proposta busca evitar a ocorrência de novos acidentes que possam causar impactos à população e aos trabalhadores do Distrito Industrial. “De acordo com o que aconteceu nas últimas duas semanas, nós estamos aqui promovendo um alinhamento para que possamos coibir qualquer outro tipo de acidente dessa magnitude ou de qualquer magnitude que possa trazer transtornos para a população”, afirmou.

Entre as medidas discutidas estão a realização de visitas técnicas às plantas industriais, a integração dos órgãos responsáveis pela fiscalização e o aprimoramento dos mecanismos de mitigação e contenção de riscos em casos de emergência.

O superintendente da Suframa, Leopoldo Montenegro, afirmou que a segurança dos trabalhadores foi um dos principais temas abordados durante o encontro. “A prioridade aqui é a segurança dos trabalhadores, a segurança daquele pai de família que vai todo dia trabalhar, que pega a rota e que tem que voltar depois para casa”, disse.

Além do acordo de cooperação, Prefeitura e Suframa também discutiram a construção de um novo marco regulatório para o Polo Industrial de Manaus. A proposta prevê a implantação de um sistema integrado de fiscalização e monitoramento das atividades industriais, com o objetivo de ampliar a transparência e fortalecer as ações preventivas no parque fabril.

De acordo com a Suframa, o Polo Industrial vive um ciclo de expansão impulsionado pelos novos investimentos previstos para os próximos anos. Atualmente, mais de 200 projetos para implantação de novas fábricas já foram aprovados pelo órgão.

Notícias recentes

Neymar anuncia aposentadoria da Seleção Brasileira

Após a vitória do Santos sobre a Universidad Central, da Venezuela, por 4 x...

Ranking coloca Manaus entre as 10 cidades com maior crescimento na geração de empregos

Manaus está entre as dez cidades brasileiras com maior crescimento na geração de empregos...

Prefeitura de Manaus anuncia convocação de 250 aprovados no concurso da Semed

A Prefeitura de Manaus anunciou, nesta terça-feira (28), a convocação de 250 candidatos aprovados...

“Quem é esse cara?”, diz presidente Lula ao ser questionado sobre falas de Milei

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu com ironia ao ser questionado por um repórter...

leia mais

Neymar anuncia aposentadoria da Seleção Brasileira

Após a vitória do Santos sobre a Universidad Central, da Venezuela, por 4 x...

Ranking coloca Manaus entre as 10 cidades com maior crescimento na geração de empregos

Manaus está entre as dez cidades brasileiras com maior crescimento na geração de empregos...

Prefeitura de Manaus anuncia convocação de 250 aprovados no concurso da Semed

A Prefeitura de Manaus anunciou, nesta terça-feira (28), a convocação de 250 candidatos aprovados...