28.3 C
Manaus
InícioAmazonasPrefeitura de Manaus e Suframa discutem reforço na fiscalização do PIM após...

Prefeitura de Manaus e Suframa discutem reforço na fiscalização do PIM após vazamento de estireno

Publicado em

A Prefeitura de Manaus e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) discutiram, nesta terça-feira (28), medidas para reforçar a fiscalização e a segurança das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). A iniciativa ocorre após o vazamento de gás estireno registrado no último dia 15 de julho, em uma unidade da empresa Innova, no Distrito Industrial.

A reunião tratou da elaboração de um Acordo de Cooperação Técnica entre os dois órgãos, que prevê a criação de protocolos conjuntos de prevenção, compartilhamento de informações e mecanismos para agilizar a atuação em situações de risco envolvendo atividades industriais.

Segundo o prefeito Renato Junior, a proposta busca evitar a ocorrência de novos acidentes que possam causar impactos à população e aos trabalhadores do Distrito Industrial. “De acordo com o que aconteceu nas últimas duas semanas, nós estamos aqui promovendo um alinhamento para que possamos coibir qualquer outro tipo de acidente dessa magnitude ou de qualquer magnitude que possa trazer transtornos para a população”, afirmou.

Entre as medidas discutidas estão a realização de visitas técnicas às plantas industriais, a integração dos órgãos responsáveis pela fiscalização e o aprimoramento dos mecanismos de mitigação e contenção de riscos em casos de emergência.

O superintendente da Suframa, Leopoldo Montenegro, afirmou que a segurança dos trabalhadores foi um dos principais temas abordados durante o encontro. “A prioridade aqui é a segurança dos trabalhadores, a segurança daquele pai de família que vai todo dia trabalhar, que pega a rota e que tem que voltar depois para casa”, disse.

Além do acordo de cooperação, Prefeitura e Suframa também discutiram a construção de um novo marco regulatório para o Polo Industrial de Manaus. A proposta prevê a implantação de um sistema integrado de fiscalização e monitoramento das atividades industriais, com o objetivo de ampliar a transparência e fortalecer as ações preventivas no parque fabril.

De acordo com a Suframa, o Polo Industrial vive um ciclo de expansão impulsionado pelos novos investimentos previstos para os próximos anos. Atualmente, mais de 200 projetos para implantação de novas fábricas já foram aprovados pelo órgão.

Notícias recentes

Adjuto Afonso defende diversificação econômica e apoio ao interior em entrevista à rádio de Barcelos

Em entrevista ao programa ‘Top Sucesso’, da Rádio Rio Negro de Barcelos (município a...

Mercado de híbridos ganha espaço no Brasil e chega a Manaus com experiência 4×4

O mercado de veículos eletrificados segue em ritmo acelerado no Brasil e os modelos...

PL de Adjuto Afonso que cria Cadastro Estadual de Líderes Comunitários no AM é aprovado

O Projeto de Lei (PL) nº 29/2026, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa...

Feirão de Empregabilidade reúne mais de 200 vagas para pessoas com deficiência em Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação...

leia mais

Adjuto Afonso defende diversificação econômica e apoio ao interior em entrevista à rádio de Barcelos

Em entrevista ao programa ‘Top Sucesso’, da Rádio Rio Negro de Barcelos (município a...

Mercado de híbridos ganha espaço no Brasil e chega a Manaus com experiência 4×4

O mercado de veículos eletrificados segue em ritmo acelerado no Brasil e os modelos...

PL de Adjuto Afonso que cria Cadastro Estadual de Líderes Comunitários no AM é aprovado

O Projeto de Lei (PL) nº 29/2026, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa...