28.3 C
Manaus
InícioAmazonasPrefeitura faz vistoria em ação para prevenir alagamentos no inverno amazônico

Prefeitura faz vistoria em ação para prevenir alagamentos no inverno amazônico

Publicado em

Na quinta-feira (13), o prefeito de Manaus, David Almeida fez uma vistoria nos trabalhos de limpeza e dragagem dos igarapés da cidade. Ação realizada  pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), tem o objetivo de diminuir os impactos do inverno amazônico bem como prevenir alagamentos.

Durante a vistoria, o prefeito falou sobre a importância da manutenção dos igarapés e anunciou novas medidas para cidade.

“Nós estamos aqui com a equipe da Semulsp e o secretário Sabá Reis. Estamos recuperando a lagoa de Bombeamento e toda a praça ao redor será revitalizada. As calçadas serão devolvidas para a caminhada e vamos implantar uma ciclovia, além de pedalinhos e uma praça molhada. Sem dúvida, essa revitalização trará mais vida à região e a Semulsp estará presente diariamente para organizar e manter o local. Ações como essa visam revitalizar a cidade e tornar Manaus um lugar melhor para se viver”, disse David Almeida.

O titular da Semulsp, Sabá Reis, reforça o compromisso da gestão para com a transformação desses espaços.

“O prefeito determinou que fizéssemos a transformação da praça do Bombeamento. Temos uma lagoa cheia de vida, uma praça que será revitalizada, uma quadra de esportes que será renovada e construiremos uma praça molhada e um parque infantil. O local se tornará um dos mais belos e agradáveis de Manaus. Além disso, instalaremos pedalinhos para a diversão da população.”

Os serviços estão sendo feitos os principais igarapés da capital, incluindo o igarapé do Bombeamento, na zona Oeste; o igarapé do 40, na zona Sul; o igarapé do Alvorada, na zona Centro-Oeste; e o igarapé do Mindu, na zona Leste, e incluem dragagem, capinação, coleta de resíduos e aprofundamento dos leitos dos igarapés, garantindo maior vazão das águas e reduzindo os riscos de enchentes.

No igarapé do Alvorada, próximo à Vila Olímpica de Manaus e à avenida do Samba, além da limpeza, foi realizado um trabalho de educação ambiental com os moradores do entorno.

Já no igarapé do 40, um dos principais cursos d’água urbanos da cidade, os trabalhos continuam para recuperar a profundidade do leito, que já aumentou em mais de um metro, melhorando o escoamento e reduzindo os riscos de inundações.

Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom

Notícias recentes

Sommelière e graduada em Letras pela Ufam é convidada a compor Academia de Letras e Culturas da Amazônia

A Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (Alcama), entidade vinculada à Associação...

STF tem maioria para tornar Bolsonaro 1° ex-presidente réu por golpe

A maioria da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quarta-feira (26)...

TCE-AM intensifica apoio aos gestores na reta final para entrega da Prestação de Contas

Faltando menos de uma semana para o fim do prazo de entrega da Prestação...

Drogaria é condenada a pagar R$12 mil à trabalhadora por assédio moral e abuso psicológico

A 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista do Tribunal Regional do Trabalho da...

leia mais

Sommelière e graduada em Letras pela Ufam é convidada a compor Academia de Letras e Culturas da Amazônia

A Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (Alcama), entidade vinculada à Associação...

STF tem maioria para tornar Bolsonaro 1° ex-presidente réu por golpe

A maioria da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quarta-feira (26)...

TCE-AM intensifica apoio aos gestores na reta final para entrega da Prestação de Contas

Faltando menos de uma semana para o fim do prazo de entrega da Prestação...