28.3 C
Manaus
InícioGeralPresidente do BC reforça expectativa de retomada do crescimento

Presidente do BC reforça expectativa de retomada do crescimento

Publicado em

O crescimento da confiança empresarial, a tendência de recuperação gradual do investimento, a taxa básica de juros

em seu mínimo histórico estimulando a economia e a recuperação no mercado de crédito são fatores que levarão à retomada do crescimento econômico, segundo avaliação do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, em audiência pública no Congresso Nacional, hoje (16).

Ontem (15), o BC informou que a atividade econômica registrou recuo no primeiro trimestre deste ano. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou queda de 0,68%, segundo dados dessazonalizados – ajustados para o período.

Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o BC adiantou que a economia poderia apresentar recuo no primeiro trimestre. Segundo o documento, o processo de recuperação gradual da atividade econômica sofreu interrupção no período recente, mas a expectativa é de retomada adiante, previsão que foi reforçada por Campos Neto na audiência pública.

“O processo de recuperação gradual da atividade econômica sofreu interrupção no período recente, mas o cenário básico do BC contempla sua retomada adiante. Essa hipótese se sustenta, entre outros fatores, no crescimento da confiança empresarial, medida pela Fundação Getulio Vargas, na tendência gradual de recuperação do investimento, conforme indicam dados do IBGE, no patamar estimulativo da política monetária e na recuperação observada no mercado de crédito”, disse Campos Neto aos parlamentares.

Segundo o presidente do BC, a taxa básica de juros, a Selic, em seu mínimo histórico de 6,5% ao ano, tem levado também à queda das taxas de juros reais. “Essas taxas reais, estimadas usando várias medidas, se encontram atualmente próximas de 2,7% ao ano, nível que tende a estimular a economia”, disse.

Campos Neto defendeu mudança na legislação para garantir a autonomia do BC. “Acreditamos ainda que um BC autônomo, como estabelece projeto de lei atualmente em discussão nesse parlamento, proporcionaria uma redução de incertezas econômicas e dos prêmios de risco [retorno adicional cobrado por investidores para aceitar correr maior grau de risco], o que nos levaria a uma melhor condição de consolidar os ganhos recentes e abrir espaço para os novos avanços que o país tanto precisa”, ressaltou.

 

Notícias recentes

Feirão de Empregabilidade reúne mais de 200 vagas para pessoas com deficiência em Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação...

Em visita à Digitron, Adjuto Afonso defende fortalecimento da indústria no Amazonas

O deputado estadual e candidato à reeleição, Adjuto Afonso (União Brasil), cumpriu agenda de...

Alberto Neto apresenta propostas para o interior durante agenda em Rio Preto da Eva

O candidato ao Senado pelo Amazonas Capitão Alberto Neto (PL) participou de uma agenda...

Últimos dias: Universidade Nilton Lins oferece oportunidades pelo Programa Bolsa Universidade

Quem deseja ingressar no ensino superior com bolsa de estudos precisa ficar atento: faltam...

leia mais

Feirão de Empregabilidade reúne mais de 200 vagas para pessoas com deficiência em Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação...

Em visita à Digitron, Adjuto Afonso defende fortalecimento da indústria no Amazonas

O deputado estadual e candidato à reeleição, Adjuto Afonso (União Brasil), cumpriu agenda de...

Alberto Neto apresenta propostas para o interior durante agenda em Rio Preto da Eva

O candidato ao Senado pelo Amazonas Capitão Alberto Neto (PL) participou de uma agenda...