A terça-feira (11/6), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), foi marcada pela solidariedade com a primeira edição de 2024 da campanha Doador Legal, que deu aos servidores da Casa Legislativa a oportunidade de doar sangue para suprir o estoque da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam).
A campanha acontece dentro do programa “Doador Legal”, reativado na primeira gestão do presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (UB), e faz parte da programação alusiva ao “Junho Vermelho”, mês dedicado à maior conscientização sobre a doação de sangue.
O presidente do Poder Legislativo reconhece a importância do incentivo à doação de sangue e destaca a ação da Casa que completa uma década em 2024.
“A Assembleia realiza a ação há 10 anos, sempre buscando auxiliar o hemocentro do Amazonas que, constantemente, sofre com o desabastecimento de bolsas de sangue. Então, é necessário que a doação seja incentivada e fazemos exatamente isso, na Casa Legislativa. Nosso objetivo é incentivar cada vez mais essa prática tão bonita, que ajuda a salvar vidas”, reforçou.
A campanha é organizada pela Diretoria de Assistência Social da Assembleia e a expectativa é arrecadar 120 bolsas de sangue com a ação, superando a última edição de 2023.
“Mobilizamos a sociedade, mas a adesão e aceitação dos servidores é sempre muito boa, inclusive temos em nosso cadastro um aumento de 20% de servidores interessados em doar sangue em relação à edição do ano passado. Os servidores ligam para a diretoria e se prontificam. Isso é muito bacana, porque sabem que com o gesto estão, não apenas doando sangue, mas vida. A intenção é conseguirmos entre 120 e 150 bolsas”, afirmou a diretora de Assistência Social Karla Stald.
A assistente social do FHemoam, Vilmara Silva, destacou que a parceria do FHemoam com a Assembleia ajuda na manutenção do estoque do banco de sangue.
“A parceria com a Assembleia já existe há alguns anos e toda vez temos um número significativo de doadores. Como a FHemoam é o único banco de sangue do Amazonas, sempre precisamos desse apoio. Muitas vezes a pessoa vai à FHemoam doar para alguém especificamente, mas na Assembleia temos doadores voluntários sem saber para quem, doam porque querem salvar vidas”, declarou.
Doadora há cinco anos, a servidora do gabinete da deputada Mayara Pinheiro, Caroline de Mônaco Ribeiro, falou sobre a motivação em doar sangue.
“Minha mãe é da área da saúde e tanto eu quanto meu irmão mais novo somos doadores. Além disso, nós que trabalhamos no gabinete da deputada Mayara somos incentivados a doar também e ter esse hábito que salva vidas já que uma bolsa de sangue atende até quatro pessoas, por isso sempre que tem campanha eu doo”, explicou.
Resolução Legislativa
Com a aprovação da Resolução Legislativa nº 991 de 2023, de autoria da deputada Mayra Dias (Avante), a campanha recebeu um novo impulso.
A resolução visa criar um banco de dados de servidores-doadores, promover a conscientização e a sensibilização entre aqueles que ainda não doam sangue, e capacitar servidores ativos e inativos para atuarem como agentes multiplicadores da causa.
Com informações da Aleam