Estão abertas as inscrições para o projeto Cultura Raiz: Olhares do Parque das Tribos, que oferece três oficinas GRATUITAS voltadas à qualificação profissional e valorização das culturas indígenas. Ao todo, serão 60 vagas distribuídas entre oficinas de fotografia, empreendedorismo cultural e empoderamento feminino. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/XH5DjeyrdT1J8ySo8
O projeto é realizado pela Associação Zagaia Amazônia, em parceria com lideranças do Parque das Tribos, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e do Ministério da Cultura e patrocínio do Instituto Aegea e da Águas de Manaus Com início em maio, as atividades serão realizadas no Malocão, no Parque das Tribos, zona oeste de Manaus, e são destinadas a jovens, mulheres e lideranças comunitárias de 15 a 29 anos.
O projeto propõe a união entre saberes tradicionais e práticas contemporâneas como forma de fortalecer o protagonismo indígena e fomentar o desenvolvimento local sustentável. Cada oficina contará com 20 vagas e será realizada ao longo de seis meses, com encontros presenciais.
A Oficina de Fotografia, primeira a ser ofertada, começa no dia 3 de maio e terá 10 encontros. Voltada a jovens indígenas de 15 a 29 anos, a formação ensinará técnicas de fotografia com celular, incentivando o registro da diversidade cultural do Parque das Tribos, onde vivem representantes de cerca de 38 etnias. As imagens produzidas poderão ser comercializadas por meio do banco de imagens Amazônia Stock, gerando oportunidades de renda para os participantes.
Já a Oficina de Empreendedorismo Cultural, com início no dia 19 de julho, terá cinco encontros e visa despertar competências empreendedoras alinhadas à sustentabilidade e à valorização das expressões culturais indígenas. Os participantes terão acesso a conteúdos sobre gestão, inovação e liderança, com o objetivo de fomentar negócios que respeitem o meio ambiente e as tradições locais.
Já a Oficina Cartas Caruanas, voltada para o empoderamento feminino, começa no dia 30 de agosto e contará com cinco encontros. A proposta é promover o autoconhecimento e fortalecer as identidades femininas indígenas por meio das Cartas Caruanas – uma tecnologia social desenvolvida pela Zagaia Amazônia –, inspirada nas sabedorias espirituais da floresta e nas histórias do Povo do Fundo.
Voltada para mulheres e meninas indígenas, sem restrição de idade, a oficina tem como objetivo promover a igualdade de gênero, oferecendo um espaço seguro para o fortalecimento de suas vozes e a afirmação de suas identidades. As participantes serão incentivadas a refletir sobre seus papéis na comunidade, questionar normas de gênero e afirmar suas vozes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.