28.3 C
Manaus
InícioGeralProsai em Movimento realiza ação de conscientização do meio ambiente em escolas...

Prosai em Movimento realiza ação de conscientização do meio ambiente em escolas da rede pública de Maués

Publicado em

 

O Governo do Amazonas, por meio do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués), realizou, nesta terça-feira (18), uma ação de conscientização do meio ambiente em três escolas da rede pública da Terra do Guaraná (a 268 quilômetros de Manaus em linha reta). A atividade foi comandada por Patrícia Soares, bióloga da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

Um jogo de tabuleiro ambiental, com perguntas relacionadas ao meio ambiente e dicas sobre a forma correta da destinação do lixo, uso consciente da água e energia elétrica, foi levado para a Escola Estadual de Tempo Integral Walton Rodrigues Bizantino e para as escolas municipais Jandira McComb e Salum de Almeida. Alunos do 4º, 6º e 7º ano participaram da atividade.

“O intuito da atividade foi desenvolver de forma lúdica e levar hábitos do cotidiano para que os alunos das escolas possam melhorar a relação com o meio ambiente, aproveitando o ensejo para fortalecer o objetivo do ProsaiMaués e conscientizar as pessoas quanto aos cuidados que devemos ter com a natureza e tudo o que a envolve”, pontuou Patrícia Soares.

Conscientização – Aluna do 7º ano da Escola Walton Rodrigues, Gabriele Fernandes, 12, disse que gostou muito da atividade. “Foi muito divertido e me ajudou a tirar algumas dúvidas também sobre como economizar água e energia. Acho que precisamos cuidar mais da nossa natureza. Vou levar o que aprendi aqui para casa e passar essas informações para os meus pais e amigos de fora da escola”, comentou a estudante.

Para a diretora da escola Salum Almeida, Maria do Socorro Lins, falar sobre o meio ambiente de forma lúdica é a maneira mais simples de conscientizar os alunos. “Essas ações são sempre muito válidas, falamos sempre em nossas aulas sobre a importância de cuidarmos do nosso planeta. Mas, assim, através de uma atividade lúdica, é muito melhor, pois além de conhecimento, os alunos acabam se integrando e ficando mais conscientes sobre o seu papel na luta por um mundo menos poluído e mais saudável”, comentou a gestora.

Educação ambiental – Um dos objetivos do ProsaiMaués, além da revitalização das lagoas do Prata e do Maresia, é  desenvolver a educação ambiental entre os moradores de Maués e conscientizá-los quanto à preservação do meio ambiente. “Existe, enquanto recurso norteador do programa, uma estratégia chamada de Plano de Trabalho Socioambiental, que foi desenvolvido pela UGPE e aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador do programa. Nele, se encontram atividades de conscientização para serem desenvolvidas com os beneficiários do programa, bem como com a população, a exemplo do jogo de tabuleiro aplicado nessas três escolas”, comentou Afonso Brasil Júnior, psicólogo da equipe do Trabalho Técnico Social (TTS).

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Notícias recentes

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...

Em 60 dias à frente da Presidência da Aleam, Adjuto Afonso conduz ações institucionais e acompanha sanção de leis de impacto social

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil),...

leia mais

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...