28.3 C
Manaus
InícioMundoProtestos tomam Minneapolis após mulher ser morta por agente de imigração dos...

Protestos tomam Minneapolis após mulher ser morta por agente de imigração dos EUA

Publicado em

Moradores de Minneapolis, no estado de Minnesota, saíram às ruas na noite desta quarta-feira (7) para protestar contra a morte de Renee Nicole Good, de 37 anos, baleada por um agente do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE). O caso ocorreu no mesmo dia, durante uma operação migratória na cidade.

Segundo informações do Minnesota Star Tribune, Renee foi atingida dentro do próprio carro durante uma ação do ICE. O The New York Times informou que protestos semelhantes também ocorreram em outras cidades do país.

De acordo com a porta-voz do Departamento de Segurança Nacional, Tricia McLaughlin, os agentes realizavam “operações direcionadas” quando moradores tentaram bloquear os veículos oficiais. Ainda segundo ela, o agente disparou “tiros defensivos” após a mulher tentar atropelar integrantes da equipe.

Moradores que presenciaram a ação relataram que os agentes ordenavam que Renee saísse do veículo. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram policiais se aproximando pelas laterais do carro e tentando abrir a porta da motorista. Em seguida, o veículo acelera e, logo depois, um agente dispara à queima-roupa.

A ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, classificou o episódio como “chocante” e criticou a versão apresentada pelo governo federal. Em publicação nas redes sociais, ela afirmou que as imagens contradizem a explicação oficial e defendeu uma investigação “completa e justa” em nível estadual.

Na terça-feira (6), o Departamento de Segurança Nacional havia iniciado uma ampla ofensiva migratória na região, com o envio de cerca de 2 mil agentes e oficiais.

O governador de Minnesota, Tim Walz, pediu calma à população e responsabilizou o governo federal pela morte. “A imprudência do governo Trump custou a vida de alguém”, declarou.

O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, também lamentou o caso e contestou a versão de que a vítima teria tentado atropelar os agentes. “Agentes de imigração estão causando caos em nossa cidade”, afirmou, defendendo a saída imediata do ICE do município e do estado. Ele disse ainda que a cidade está ao lado das comunidades de imigrantes e refugiados.

Em publicação nas redes sociais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o agente agiu em legítima defesa. Segundo ele, as imagens indicariam que a motorista tentou atropelar o policial de forma “violenta” e “deliberada”.

Na noite de quarta-feira, moradores realizaram uma vigília em homenagem a Renee Nicole Good, com flores, velas e mensagens em um memorial improvisado no local do ocorrido. As circunstâncias da morte seguem sob investigação.

 

Com informações da Agência Brasil

Notícias recentes

Entra em vigor decisão dos EUA de considerar facções como terroristas

Entrou em vigor nesta sexta-feira (5) a decisão do governo de Donald Trump, nos...

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira (05) em Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), dá início,...

Deputado participa da abertura dos Jogos Estudantis do Alto Solimões em Benjamin Constant

BENJAMIN CONSTANT (AM) – O deputado federal Capitão Alberto Neto participou, na quinta-feira (4),...

Evento Corre de Quinta altera trânsito e linhas de ônibus

 A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizará...

leia mais

Entra em vigor decisão dos EUA de considerar facções como terroristas

Entrou em vigor nesta sexta-feira (5) a decisão do governo de Donald Trump, nos...

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira (05) em Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), dá início,...

Deputado participa da abertura dos Jogos Estudantis do Alto Solimões em Benjamin Constant

BENJAMIN CONSTANT (AM) – O deputado federal Capitão Alberto Neto participou, na quinta-feira (4),...