Amazonas – O Largo de São Sebastião, recebeu na tarde de sábado (28), a 3ª edição do projeto “Apenas um Toque”, em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. A Rede de Supermercados Super Nova Cidade, foi uma das apoiadoras da ação, como forma de incentivar e ajudar no fortalecimento da luta contra o câncer de mama. A co-founder da empresa, Elisama Brito, esteve presente para acompanhar as atividades e deixar sua mensagem ao grupo.
“Este evento é muito importante porque é organizado por um projeto de mulheres que venceram ou que estão vencendo o câncer de mama. São mulheres que possuem propriedade para falar sobre o assunto e, por isso, o Super Nova Cidade, através da sua área social, faz questão de apoiar essa causa”, disse Elisama.
O projeto é composto por um grupo de mais de 150 pacientes oncológicas que se conheceram em meio à luta contra o câncer, e se uniram para criar uma grande rede de apoio no Amazonas. O evento ainda contou com palestras de médicos mastologistas e oncologistas, atrações artísticas, como os bumbás, Caprichoso e Garantido.
Exemplo na realização dos exames anuais de prevenção, a integrante do projeto “Apenas um Toque”, Jandira Farias (59), incentiva outras mulheres a terem o mesmo comprometimento com a saúde. “Eu faço meus exames desde os 30 anos e, um ano após descobrir [o câncer de mama], fiz a cirurgia. Nós não podemos desistir, jamais. Essa rede de apoio é muito boa porque incentiva e anima a gente. Me deram 10 anos de luta, mas eu tenho fé em Deus que posso ser curada antes”, concluiu Jandira.
A idealizadora do projeto, Thays Oliveira, aproveitou a mobilização para lembrar os benefícios do autocuidado e do diagnóstico precoce da doença. “Quanto mais cedo você recebe o diagnóstico, mais chances de cura você tem, e esse evento é justamente para conscientizar as pessoas e celebrar a vida. A gente busca dar esse apoio para as meninas porque é diferente quando você tem alguém que vivenciou o câncer. É muito importante o apoio da família e amigos, mas ter alguém que viveu na pele, é realmente uma experiência diferente”, ponderou Thays.
SOBRE A DOENÇA
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, e ocupa a primeira posição em mortalidade no Brasil. Recentemente, um estudo inédito realizado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) comprovou o aumento de cerca de 26% nos casos de câncer de mama detectados nos estágios mais graves da doença.
Fotos: Emerson França