28.3 C
Manaus
InícioEconomiaRegião Norte lidera aumento no consumo em supermercados e restaurantes em 2025,...

Região Norte lidera aumento no consumo em supermercados e restaurantes em 2025, aponta pesquisa da Alelo em parceria com a Fipe

Publicado em

A pesquisa Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) apurados pela Alelo — empresa de benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas —, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), aponta alta no número de transações efetivadas em fevereiro de 2025 de 8,9% em supermercados e de 2,8% em restaurantes, por meio de benefícios corporativos em comparação com o mesmo mês de 2024.

Ainda considerando a inflação nos preços de alimentação em domicílio e fora do lar no comparativo do mesmo mês do ano anterior, o valor médio por transação nesses estabelecimentos tiveram também um desempenho positivo.

No caso dos supermercados, o acumulado do ICS, os resultados apurados em fevereiro de 2025 indicaram um crescimento expressivo de 8,9% no número de transações, em paralelo ao aumento de 19,6% no valor transacionado nos supermercados. Esse comportamento foi impulsionado, em parte, pela alta de 9,8% no valor médio por transação no período. Os destaques regionais incluíram: Norte (+35,0%), Sul (+30,0%) e Centro-Oeste (+31,8%).

Entre janeiro e fevereiro, os supermercados registraram aumento de 1, 0%, no número de transações, e de 2,2% no valor das vendas efetivadas nos estabelecimentos. O valor médio por transação, por sua vez, cresceu 1,1% no último mês. Os destaques regionais incluíram a expansão do consumo no Sudeste (+4,4%) e Nordeste do país (3,1%).

Na comparação com o mesmo período de 2024, os resultados apurados em fevereiro de 2025 indicaram um crescimento expressivo de 8,9% no número de transações, em paralelo ao aumento de 19,6% no valor transacionado nos supermercados. Esse comportamento foi impulsionado, em parte, pela alta de 9,8% no valor médio por transação no período. Os destaques regionais incluíram: Norte (+35,0%), Sul (+30,0%) e Centro-Oeste (+31,8%).

Considerando os resultados acumulados nos últimos 12 meses, os supermercados apresentaram um volume de vendas 11,2% maior. Já em termos de faturamento, a expansão foi de 20,3%, contando para tanto com o incremento de 8,2% no valor médio por transação. Em termos de abrangência, o desempenho bastante positivo do consumo no segmento abrangeu todas as regiões brasileiras, lideradas pelas altas no Norte (+35,7%) e Sul (+30,0%).

De acordo com os dados do IBGE, os preços da alimentação no domicílio, medidos pelo IPCA, registraram alta de 0,8% em fevereiro/2025. Em relação a fevereiro de 2024 (em 12 meses), a inflação acumulada é de 7,1%.

Mesmo diante da inflação de 6,7% nos últimos 12 meses e 0,5% em fevereiro de 2025, nos itens de alimentação fora de domicílio, segundo dados do IPCA/IBGE, o Índice de Consumo em Restaurantes, da Alelo e Fipe, aponta que os restaurantes registram um avanço de 2,8% no número de transações, além de um aumento de 16,4% no valor transacionado. Esse resultado pode ser explicado pelo valor médio por transação, que cresceu 13,2% no comparativo.

Restaurantes

Na comparação com mês imediatamente anterior, os restaurantes registraram um incremento de 3,2% no número de transações efetivadas em fevereiro de 2025*. O comportamento positivo se estendeu ao valor transacionado, com alta mensal de 2,2%, contrastando com o pequeno declínio de 0,9% no valor médio por transação no período citado. Os destaques regionais incluíram a expansão do consumo em estados do Sudeste (+4,5%) e Centro-Oeste (+1,4%).

Comparativamente, entre fevereiro de 2024 e fevereiro de 2025, o crescimento de 2,8% no número de transações efetivadas foi acompanhado de uma elevação bem maior no valor das vendas desses estabelecimentos (+16,4%). Esse resultado pode ser atribuído, em boa medida, ao aumento de 13,2% no valor médio por transação entre os períodos. Em termos regionais, o crescimento do consumo foi bem maior no Norte (+28,0%) e Centro-Oeste (+22,9%).

No desempenho acumulado nos últimos 12 meses, contudo, os restaurantes ainda registram um avanço de 4,6% no número de transações, além de um aumento de 15,6% no valor transacionado. Esse resultado pode ser explicado pelo valor médio por transação, que cresceu 10,5% no comparativo. Regionalmente, a expansão nos gastos com restaurantes foi generalizada, com destaque para os avanços notáveis no Norte (+36,0%) e Centro-Oeste (+24,1%).

Segundo o IPCA/IBGE, os itens de alimentação fora de domicílio (que incluem refeições fora de casa) apresentaram uma inflação de 0,5% em fevereiro de 2025. Nos últimos 12 meses, os preços do subgrupo subiram, em média, 6,7%.

Notícias recentes

Novos SUVs híbridos chegam a Manaus, ampliando opções sustentáveis no mercado local

Em 2024, o mercado brasileiro de veículos híbridos e elétricos registrou um aumento de...

Recuperafone: Tia e sobrinho são presos por receptação no bairro Compensa

Duas pessoas responsáveis por uma assistência técnica, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus,...

Pejotização tem impacto nefasto sobre arrecadação, afirma governo

Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN)...

IComp/Ufam abre inscrições para curso gratuito em tecnologias Android para sistemas embarcados em parceria com Motorola

O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/UFAM) está com inscrições abertas...

leia mais

Novos SUVs híbridos chegam a Manaus, ampliando opções sustentáveis no mercado local

Em 2024, o mercado brasileiro de veículos híbridos e elétricos registrou um aumento de...

Recuperafone: Tia e sobrinho são presos por receptação no bairro Compensa

Duas pessoas responsáveis por uma assistência técnica, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus,...

Pejotização tem impacto nefasto sobre arrecadação, afirma governo

Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN)...