28.3 C
Manaus
InícioPolíciaRoubos de celulares e em transportes coletivos caem no Amazonas em novembro

Roubos de celulares e em transportes coletivos caem no Amazonas em novembro

Publicado em

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM), registrou a redução de 52% nos crimes de roubo de celulares e 86% nos roubos a transporte coletivo, em novembro. Os dados foram apresentados, na quarta-feira (4), durante balanço da operação realizada nesta terça-feira, no Centro de Manaus, que resultou na prisão de um homem de 41 anos e na apreensão de cerca de 200 aparelhos com restrição de roubo e furto.

O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, explicou que a redução é fruto dos investimentos do Governo do Amazonas, associado ao trabalho ostensivo e preventivo realizado pela PMAM e investigativo realizado pela PC-AM, que passaram a contar com reforço das ações dos Programas RecuperaFone e Coletivo mais Seguro.

Reduções

Entre os destaques está a redução no roubo a transporte coletivo. Conforme os dados apresentados, em novembro de 2023 foram 118 registros e em 2024, cerca de 17. Totalizando 101 roubos evitados para os usuários de ônibus. Já no roubo de aparelhos celulares, foram registrados no mesmo período do ano passado um total de 2.317 casos, e em 2024, 1.113, resultando na preservação de 1.204 pessoas nesse tipo de crime.

Operação RecuperaFone

Uma das ações realizadas para combater a comercialização de aparelhos celulares roubados e furtados é a Central Integrada de Fiscalização (CIF). A operação foi deflagrada na manhã de terça-feira (3), no centro de Manaus e resultou na prisão em flagrante de um homem de 43 anos pelo crime de receptação. Além disso, apreendeu mais de 200 aparelhos na ação com restrição de roubo ou furto.

Outras reduções

Durante a coletiva, também foram apresentadas reduções alcançadas em novembro na capital amazonense. Durante esse período os crimes de homicídios em Manaus apresentaram queda de 45%, uma redução total de 81% em roubo de veículos, 62% nos roubos a comércios, 51% nos roubos a residências e 33% nos roubo a transeuntes.

Com informações da assessoria

Notícias recentes

Taxa de homicídio cai, mas violência matou 45,7 mil no Brasil em 2023

No ano de 2023, aviolência matou 45.747 pessoas no Brasil, uma média de 125...

Adolescentes não têm apoio para lidar com redes sociais, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada em abril mostrou que 90% dos brasileiros maiores de 18 anos...

Brasil conquista heptacampeonato da Copa do Mundo de beach soccer

A seleção brasileira de beach soccer fez história neste domingo (11), pois derrotou a...

STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (9) maioria de...

leia mais

Taxa de homicídio cai, mas violência matou 45,7 mil no Brasil em 2023

No ano de 2023, aviolência matou 45.747 pessoas no Brasil, uma média de 125...

Adolescentes não têm apoio para lidar com redes sociais, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada em abril mostrou que 90% dos brasileiros maiores de 18 anos...

Brasil conquista heptacampeonato da Copa do Mundo de beach soccer

A seleção brasileira de beach soccer fez história neste domingo (11), pois derrotou a...