Amazonas – Cinco artigos desenvolvidos no Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam), serão apresentados na 23ª edição do Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg), evento científico realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), sob responsabilidade da Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (CESeg) da SBC. O evento acontecerá de 18 a 21 de setembro na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora (MG).
O simpósio, classificado como Qualis A4 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), representa o principal fórum do país para divulgação de resultados de pesquisas, debates, intercâmbio de ideias e atividades relevantes ligadas à segurança da informação e de sistemas computacionais, integrando a comunidade brasileira de pesquisadores e profissionais atuantes nessa área. O SBSeg também é uma oportunidade única para os participantes aproveitarem as sessões técnicas, minicursos, workshops e palestras proferidas por convidados de renome internacional.
De acordo com o professor do IComp/Ufam Eduardo Feitosa, a aceitação dos artigos no simpósio demostra o quanto o instituto tem se tornado ainda mais relevante com o passar dos anos. “O IComp, na figura do grupo de pesquisa em Tecnologia Emergentes e Segurança de Sistemas (ETSS), é reconhecido na área acadêmica de segurança. Já ganhamos vários prêmios no SBSeg e temos recebido destaque nos últimos 10 anos na área. A publicação desses artigos confirma a nossa relevância no cenário nacional”, destacou Feitosa.
Dos cinco artigos aceitos no simpósio, três estão na trilha principal, que aborda criptografia e segurança de sistemas computacionais e de redes de comunicação, 1 artigo está na trilha de trabalho de iniciação científica e de graduação e 1 no salão de ferramentas. Os artigos da trilha principal e no salão de ferramentas são frutos de pesquisas realizadas no projeto Malware Hunter, financiado pela empresa Motorola, e que consiste em combinar características estáticas e dinâmicas, também chamadas de solução híbrida, extraídas de aplicativos Android para detectar malware (software projetado para prejudicar ou explorar dispositivos) e vazamento de dados.
TÍTULOS DOS ARTIGOS E AUTORIAS
O artigo intitulado de “Ataques de Mudança de Rótulo no Contexto da Detecção de Malwares Android: Uma Análise Experimental”, é de autoria dos doutorandos Jonas Pontes e Vanderson Rocha, dos professores do IComp, Eduardo Souto e Eduardo Feitosa, e do professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Diego Kreutz.
O artigo “Explaining the Effectiveness of Machine Learning in Malware Detection: Insights from Explainable AI”, tem como autores os doutorandos do IComp, Hendrio Bragança e Vanderson Rocha, os professores do IComp, Eduardo Souto e Eduardo Feitosa e o professor Diego Kreutz (Unipampa).
Os doutorandos do IComp Hendrio Bragança e Vanderson Rocha, os professores também do IComp, Eduardo Souto e Eduardo Feitosa, o professor da Unipampa, Diego Kreutz e o aluno de graduação da Unipampa, Lucas Barcellos, são os autores do artigo intitulado “Capturing Android Malware with MH-100K: A Novel and Multidimensional Dataset”.
O aluno de graduação João Guilherme Freitas, o doutorando Vanderson Rocha e o professor Eduardo Feitosa, todos do IComp, são autores do artigo “iOSDBuilder: Uma Ferramenta de Construção de Datasets para Detecção de Malwares iOS”, aceito na trilha de trabalho de iniciação científica e de graduação no Simpósio.
Por fim, os doutorandos do IComp Hendrio Bragança e Vanderson Rocha, o mestrando do IComp, Joner Assolin, o professor do IComp, Eduardo Feitosa, e o professor da Unipampa, Diego Kreutz, são os autores do artigo “AMGenerator e AMExplorer: Geração de Metadados e Construção de Datasets Android”, aceito no Salão de Ferramentas.