28.3 C
Manaus
InícioPolíticaSenado debate projeto que aponta perigos no ambiente digital

Senado debate projeto que aponta perigos no ambiente digital

Publicado em

Os serviços digitais de compartilhamento ou disseminação de conteúdo que tenham mais de um milhão de usuários poderão ser obrigados a veicular campanhas educativas sobre os riscos das plataformas, como estabelece projeto apresentado pelo senador Flávio Arns (PSB-PR).

De acordo com o PL 2.656/2025, as campanhas deverão chamar a atenção dos usuários para a necessidade de verificação de informações, a possibilidade de manipulação de imagens e vídeos, a identificação de fraudes e golpes e a proteção da privacidade online, entre outras informações.

Arns ainda sugere alertas obrigatórios sobre os riscos do uso excessivo dos serviços online para a saúde mental dos usuários e as estratégias de uso consciente da internet para evitar a dependência digital. Caberá a uma autoridade nacional, a ser designada, a elaboração da lista de empresas, nacionais e estrangeiras, enquadradas no conceito de plataforma digital.

Para o senador, o projeto é uma resposta à preocupação crescente com os impactos negativos dos serviços online e destina-se a “auxiliar os usuários a tomar decisões mais conscientes” e reduzir comportamentos nocivos para a sociedade. Ele citou outros setores em que medidas impositivas de informação já proporcionam resultados positivos.

“A proposta é fundamentada na premissa de que as plataformas digitais, como meios de grande alcance e relevância pública, devem adotar uma postura ativa na promoção responsável de seus serviços, assim como já ocorre em outras áreas da economia, como alimentos, bebidas alcoólicas, tabaco e medicamentos”, justifica Arns. “Em última instância, busca-se criar um ambiente digital mais saudável, em que os usuários interajam de maneira mais consciente e responsável, enquanto as plataformas assumem sua devida responsabilidade na construção e manutenção desse ambiente”, acrescenta.

O parlamentar disse que o projeto se alinha com os compromissos assumidos pelo Brasil na Agenda 2.030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele  citou recomendação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para a educação em cidadania digital nos países-membros, e o guia global da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que também indica a capacitação crítica dos usuários como princípio orientador da regulação digital.

O projeto aguarda distribuição para análise pelas comissões temáticas da Casa.

Conteúdo Originalmente Publicado em: Agência Senado

Notícias recentes

Venda de apartamentos por indicação cresce e reforça confiança entre consumidores

Mais do que estar presentes nos bons momentos, amigos também podem influenciar decisões importantes....

Caminhão pega fogo na Avenida Autaz Mirim, em Manaus

Na tarde desta quarta-feira (22), um caminhão foi atingido por um incêndio na Avenida...

Sine Manaus oferta 791 vagas de emprego nesta quinta-feira, 23/7

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 791 vagas de emprego em...

Presidente da Aleam, Adjuto Afonso participa de evento sobre reconstrução de ponte Brasil e Bolívia em Brasilía

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e tesoureiro-geral da União...

leia mais

Venda de apartamentos por indicação cresce e reforça confiança entre consumidores

Mais do que estar presentes nos bons momentos, amigos também podem influenciar decisões importantes....

Caminhão pega fogo na Avenida Autaz Mirim, em Manaus

Na tarde desta quarta-feira (22), um caminhão foi atingido por um incêndio na Avenida...

Sine Manaus oferta 791 vagas de emprego nesta quinta-feira, 23/7

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 791 vagas de emprego em...