28.3 C
Manaus
InícioPolíticaSTF condena ex-presidente Fernando Collor a 8 anos e 10 meses de...

STF condena ex-presidente Fernando Collor a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro

Publicado em

Reescrevendo a matéria:

Título: STF condena ex-presidente Fernando Collor a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro

Subtítulo: Collor é considerado culpado por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, porém, não responderá por associação criminosa

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a condenação do ex-presidente Fernando Collor de Mello a uma pena de 8 anos e 10 meses de prisão, em regime inicial fechado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A decisão, com base no entendimento médio dos votos dos magistrados, foi publicada no Correio Braziliense, sob autoria de Renato Souza e Luana Patriolino.

Além dos crimes mencionados, Collor foi considerado culpado por associação criminosa. No entanto, devido à redução do tempo de prescrição por ter mais de 70 anos, ele não será responsabilizado por esse delito. A pena total permanecerá inalterada e restam apenas dois recursos, embargos de declaração, que não têm o poder de reverter a condenação.

Além da prisão, Collor também será obrigado a pagar uma multa equivalente a 90 dias de seu salário. A condenação está relacionada ao recebimento de R$ 20 milhões em propina da BR Distribuidora durante seu mandato como parlamentar.

Collor, com uma trajetória política de 44 anos, foi eleito presidente em 1989. O ministro Edson Fachin, relator da ação, ressaltou que existem provas suficientes para sustentar as acusações, afirmando que os recursos provenientes de vantagens indevidas eram ocultados como se fossem lícitos.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) argumentou que Collor recebeu os repasses entre 2010 e 2014, período em que indicou diretores da BR Distribuidora. A PGR solicitou uma pena de 22 anos de prisão, enquanto o ministro Fachin propôs uma pena de 33 anos. O ministro Gilmar Mendes discordou, alegando a falta de provas suficientes das acusações contra Collor e outros investigados.

O ministro Alexandre de Moraes decidiu inocentar o ex-senador do crime de organização criminosa, mas concordou com as acusações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Notícias recentes

Nilton Costa Lins Junior recebe Comenda de Honraria da CBDU por contribuição ao desporto universitário brasileiro

O presidente do Grupo Nilton Lins, Nilton Costa Lins Junior, foi agraciado com a...

Sine Manaus oferta 678 vagas de emprego nesta sexta-feira, 4/9

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 678 vagas de emprego em...

Incêndio destrói antigo prédio do Banco da Amazônia no Centro de Manaus

Um incêndio destruiu parte do antigo prédio do Banco da Amazônia (Basa), localizado na...

Capitão Alberto Neto defende atuação do Senado contra abusos de autoridade e propõe endurecimento de penas

O candidato ao Senado pelo Amazonas Capitão Alberto Neto (PL) defendeu, durante entrevista nesta...

leia mais

Nilton Costa Lins Junior recebe Comenda de Honraria da CBDU por contribuição ao desporto universitário brasileiro

O presidente do Grupo Nilton Lins, Nilton Costa Lins Junior, foi agraciado com a...

Sine Manaus oferta 678 vagas de emprego nesta sexta-feira, 4/9

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 678 vagas de emprego em...

Incêndio destrói antigo prédio do Banco da Amazônia no Centro de Manaus

Um incêndio destruiu parte do antigo prédio do Banco da Amazônia (Basa), localizado na...