28.3 C
Manaus
InícioBrasilSTF forma maioria sobre licença-maternidade após alta hospitalar

STF forma maioria sobre licença-maternidade após alta hospitalar

Publicado em

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (21) maioria de votos para manter a decisão que garante o início da licença-maternidade após alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido, o que ocorrer por último. O entendimento vale para internações longas, acima do período de duas semanas, e atinge casos de partos prematuros.

O efeito da decisão é imediato para todas as gestantes e mães que têm contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Notícias relacionadas:STF reconhece licença de 180 dias para servidor federal pai solo.Câmara aprova PL que amplia assistência às gestantes e parturientes.STF retoma julgamento de repasses para Fundo Amazônia.O caso chegou ao Supremo por meio de uma ação protocolada pelo partido Solidariedade.

Em março de 2020, ao conceder a liminar sobre a questão, o ministro Edson Fachin, relator da ação, entendeu que o início da contagem da licença somente a partir do momento da alta é um direito não apenas da genitora, mas também do próprio recém-nascido.

De acordo com a CLT, o afastamento da gestante pode ocorrer entre o 28° dia antes do parto e a data de nascimento do bebê.

Pela legislação atual, a licença-maternidade tem duração de 120 dias, período no qual a mulher tem direito ao salário-maternidade, cujos custos devem ser arcados pela Previdência Social.

O ministro Edson Fachin argumentou que há previsão de extensão da licença em duas semanas mediante apresentação de atestado médico, mas a medida não ocorre no caso de longas internações, que envolvem nascimentos prematuros, antes da 37ª semana de gestação.

O caso foi julgado no plenário virtual, modalidade de votação na qual os votos são inseridos em um sistema eletrônico e não há deliberação presencial.

Até o momento, sete ministros votaram para referendar a liminar. Faltam quatro votos. O julgamento virtual será encerrado à meia-noite.

Notícias recentes

Em 8 meses, Voa Brasil viabilizou 35,4 mil passagens para aposentados

Criado em julho de 2024, para estimular aposentados a viajarem de avião, o programa...

STF decide que prática de revista vexatória em presídios é ilegal

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (2) que a prática...

Inteligência artificial mais humanizada e veloz é criada na Amazônia

A comunicação entre empresas e clientes está prestes a dar um salto gigantesco. A...

OBMEP bate recorde de escolas e cidades com 18,6 milhões de estudantes

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) informou que a 20ª edição da...

leia mais

Em 8 meses, Voa Brasil viabilizou 35,4 mil passagens para aposentados

Criado em julho de 2024, para estimular aposentados a viajarem de avião, o programa...

STF decide que prática de revista vexatória em presídios é ilegal

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (2) que a prática...

Inteligência artificial mais humanizada e veloz é criada na Amazônia

A comunicação entre empresas e clientes está prestes a dar um salto gigantesco. A...