28.3 C
Manaus
InícioTecnologia & InovaçãoSuframa participa de agenda sobre integridade em Brasília

Suframa participa de agenda sobre integridade em Brasília

Publicado em

Com o propósito de aprimorar ações de promoção da integridade no serviço público, a Ouvidoria da Suframa cumpre agenda em Brasília nesta semana. A Unidade da Autarquia participou do lançamento do Programa para Promoção de Integridade por Mentoria e Assessoramento (Prisma), realizado na terça-feira (30), durante o encontro nacional das unidades que integram o Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal (SIPEF), coordenado pela Controladoria-Geral da União (CGU). Na quarta-feira (31), houve reunião de estreitamento interinstitucional com a Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Durante a cerimônia de lançamento do Prisma também ocorreu a oficialização de adesão ao programa das duas primeiras instituições: a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O objetivo do programa da CGU é assessorar, de forma customizada e especializada, órgãos e entidades do poder executivo federal a desenvolver e aprimorar programas efetivos de integridade, para promover a conformidade de condutas, a transparência, a priorização do interesse público e uma cultura organizacional voltada à entrega de valor público à sociedade. A ideia é expandir, gradualmente, a adesão ao Prisma aos demais órgãos federais públicos, após avaliação da implantação nas duas instituições pioneiras.

Participaram da reunião o ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho; a secretária-executiva da CGU, Vânia Ribeiro; a secretária de Integridade Pública da CGU, Izabela Moreira Correa; e a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba e o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.

Outro tema abordado no evento é a divulgação do Decreto 11.529, de 16 de maio de 2023, que institui o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal (Sitai). Com o Sitai, algumas atividades relativas à transparência e ao acesso à informação mudaram. As atividades de Ouvidoria, entretanto, permanecem inalteradas, mantendo-se as determinações contidas no artigo Artigo 7º, da Portaria CGU 581/2021. Ou seja, a Ouvidoria continua sendo o ponto de referência para o cidadão que quiser se manifestar sobre os serviços de acesso à informação.

No dia 31, pela manhã, ocorreu a reunião entre o representante da Ouvidoria da Suframa, Vitor Lopes, e a Ouvidora do MDIC, Hérika Chagas. No encontro, além de propostas de parcerias e troca de experiências, também foram discutidos temas como o acesso a informações e à proteção de dados pessoais.

Sitai
O Decreto no 11.529, de 16 de maio de 2023, instituiu o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal – Sitai, que tem por objetivos: coordenar e articular as atividades relativas à integridade, à transparência e ao acesso à informação; estabelecer padrões para as práticas e as medidas de integridade, transparência e acesso à informação; e aumentar a simetria de informações e dados nas relações entre a administração pública federal e a sociedade. Esse decreto ampliou o Sistema de Integridade do Poder Executivo Federal, de modo a fortalecer o sistema, incluindo a transparência e o acesso à informação no seu escopo. O Decreto cria também a Política de Transparência e Acesso à Informação, que compreende a transparência passiva, a transparência ativa e a abertura de dados produzidos e custodiados pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Notícias recentes

Homem é preso com drogas em embarcação em Nhamunda, no Amazonas

Policiais civis da 49ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Nhamundá (a 383 quilômetros...

Banco do Brasil lança Pix para compras na Argentina

Os correntistas do Banco do Brasil (BB) podem fazer pagamentos em lojas físicas na...

TRE-AM abrirá três pontos de atendimento em diferentes áreas da capital

Com a proximidade do prazo para atualização do cadastro eleitoral, previsto para 6 de...

Anvisa: suplementos com cúrcuma podem trazer risco de danos ao fígado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (6) um alerta de farmacovigilância para...

leia mais

Homem é preso com drogas em embarcação em Nhamunda, no Amazonas

Policiais civis da 49ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Nhamundá (a 383 quilômetros...

Banco do Brasil lança Pix para compras na Argentina

Os correntistas do Banco do Brasil (BB) podem fazer pagamentos em lojas físicas na...

TRE-AM abrirá três pontos de atendimento em diferentes áreas da capital

Com a proximidade do prazo para atualização do cadastro eleitoral, previsto para 6 de...