28.3 C
Manaus
InícioAmazonasTCE-AM multa Prefeitura de Nova Olinda do Norte por triplo acúmulo de...

TCE-AM multa Prefeitura de Nova Olinda do Norte por triplo acúmulo de cargo

Publicado em

A identificação de um servidor com triplo acúmulo de cargos públicos levou os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) a aplicar multa de R$ 13,6 mil ao prefeito de Nova Olinda do Norte, Adenilson Lima Reis. A decisão unânime foi proferida na manhã desta terça-feira (9), durante a 24ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno. (Clique aqui para acessar o processo).

Impetrada pela Secretaria de Controle Externo (Secex/TCE-AM), a representação denunciou que o servidor Helison Ferreira de Figueiredo estaria ocupando simultaneamente os cargos de Pedagogo, Professor e de Coordenador de Educação Fundamental, violando os artigo 37, caput, inciso XVI, alínea b, da Constituição Federal.

Em seu voto, o relator do processo, conselheiro Júlio Pinheiro, destacou que ficou comprovada a inobservância do dever de cuidado e de zelo com a administração pública por parte da gestão municipal, que não adotou condutas no sentido de buscar impedir o acúmulo ilegal de cargos, agindo com grave infração à norma legal ou regulamentar de natureza fiscal, contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial.

Ainda em sua decisão, o conselheiro-relator determinou a instauração de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), no âmbito da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para apurar se houve algum prejuízo na prestação efetiva dos serviços em relação ao cargo efetivo de Pedagogo, ocupado pelo servidor.

Portal da transparência desatualizado

Durante a sessão, os conselheiros também aplicaram multa de R$ 13,6 mil ao prefeito de Santo Antônio do Içá, Walder Ribeiro da Costa, por ter mantido desatualizado o portal da transparência do município. O processo foi proveniente de outra representação formulada pela Secex, oriunda de denúncia recebida pela Ouvidoria do TCE-AM. (Clique aqui para acessar o processo).

O portal da transparência do município passará a ser monitorado pela Diretoria de Controle Externo de Tecnologia da Informação (Diceti/TCE-AM), para verificar se a obrigatoriedade de transparência ativa e passiva do órgão está sendo cumprida.

Ao todo, 43 processos foram apreciados durante a 24ª Sessão, entre eles 15 representações; 12 recursos; sete prestações de contas anuais; dois embargos de declaração; duas fiscalizações de atos de gestão; duas tomadas de contas; uma consulta; uma auditoria operacional, além de uma cobrança executiva de débitos.

A próxima sessão foi convocada para a próxima terça-feira (16), a partir das 10h.

Com informações da dicom TCE/AM

Notícias recentes

Adjuto Afonso defende diversificação econômica e apoio ao interior em entrevista à rádio de Barcelos

Em entrevista ao programa ‘Top Sucesso’, da Rádio Rio Negro de Barcelos (município a...

Mercado de híbridos ganha espaço no Brasil e chega a Manaus com experiência 4×4

O mercado de veículos eletrificados segue em ritmo acelerado no Brasil e os modelos...

PL de Adjuto Afonso que cria Cadastro Estadual de Líderes Comunitários no AM é aprovado

O Projeto de Lei (PL) nº 29/2026, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa...

Feirão de Empregabilidade reúne mais de 200 vagas para pessoas com deficiência em Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação...

leia mais

Adjuto Afonso defende diversificação econômica e apoio ao interior em entrevista à rádio de Barcelos

Em entrevista ao programa ‘Top Sucesso’, da Rádio Rio Negro de Barcelos (município a...

Mercado de híbridos ganha espaço no Brasil e chega a Manaus com experiência 4×4

O mercado de veículos eletrificados segue em ritmo acelerado no Brasil e os modelos...

PL de Adjuto Afonso que cria Cadastro Estadual de Líderes Comunitários no AM é aprovado

O Projeto de Lei (PL) nº 29/2026, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa...