28.3 C
Manaus
InícioAmazonasTCE-AM realiza provas do Processo Seletivo para Residência Jurídica e Contábil com...

TCE-AM realiza provas do Processo Seletivo para Residência Jurídica e Contábil com mais de 800 candidatos

Publicado em

Com a participação de 817 candidatos, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou, neste domingo (26), as provas do II Processo Seletivo Público do Programa de Residência Jurídica e Contábil (PRJeC). Os concorrentes disputam 30 vagas destinadas a bacharéis em Direito e Ciências Contábeis, além da formação de cadastro de reserva.

“A Residência Jurídica e Contábil é uma iniciativa que aproxima o conhecimento acadêmico da prática do controle externo e contribui para a formação de profissionais preparados para atuar com ética, responsabilidade e compromisso com o interesse público. É uma satisfação ver o interesse crescente pelo programa e poder oferecer uma oportunidade de qualificação em uma instituição como o Tribunal de Contas”, afirmou a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins.

As provas da Residência Contábil foram aplicadas na Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA), localizada na Avenida Djalma Batista, bairro Chapada. Já os candidatos da Residência Jurídica realizaram os exames na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), na Avenida Darcy Vargas, bairro Parque Dez.

O processo seletivo registrou 1.307 inscrições válidas, sendo 1.079 para a Residência Jurídica e 228 para a Residência Contábil. Compareceram aos locais de prova 655 candidatos da área jurídica e 162 da área contábil.

Para a realização do certame, o Tribunal mobilizou 269 servidores e voluntários, que atuaram na organização e aplicação das provas em 44 salas, distribuídas entre as duas unidades da UEA. De acordo com a Comissão Organizadora, toda a aplicação ocorreu de forma tranquila e dentro do planejamento previsto.

“Avaliamos que o certame foi muito bem organizado. Contou com uma equipe preparada para o atendimento aos candidatos, fato que pode ser comprovado pela tranquilidade com que transcorreu a aplicação das provas. O TCE mostra que, desde o processo seletivo, os residentes são recebidos com gentileza e respeito e que a transparência e a lisura caracterizam todas as ações desta Corte de Contas”, disse Valterney Teles dos Santos, membro da Comissão Organizadora.

Nesta edição, o Programa de Residência Jurídica e Contábil oferece 20 vagas para a área jurídica e 10 para a área contábil, além de cadastro de reserva. Os candidatos aprovados receberão bolsa mensal de R$ 3 mil e participarão de atividades práticas no Tribunal, aliadas à formação teórica oferecida pela Escola de Contas Públicas (ECP).

Próximas etapas

O gabarito preliminar será divulgado nesta segunda-feira (27), a partir das 15h, com prazo para interposição de recursos, de forma presencial, conforme item 10.4.1 do edital, nos dias 28 e 29 de julho, no horário das 8h às 14h, na diretoria geral da Escola de Contas Públicas do TCE-AM, localizada na Av. Efigênio Sales, nº 1.155.

O resultado preliminar da prova objetiva está previsto para 7 de agosto, enquanto o resultado preliminar da prova discursiva deverá ser publicado em 8 de setembro. Já o resultado final do II Processo Seletivo Público do Programa de Residência Jurídica e Contábil está previsto para o dia 30 de setembro.

O TCE-AM informa ainda que, divulgará, sempre que necessário, retificações e avisos oficiais sobre o presente processo seletivo no site eletrônico e no diário oficial eletrônico.

 

Com informações da assessoria

Notícias recentes

Capivara é morta com flechada na represa de Guarapiranga em SP

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo investiga a...

Presidente da Aleam prestigia posse de novos defensores públicos do Amazonas

O presidente da Assembleia Legislativa do  Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União Brasil), participou,...

Suspeito de homicídio é preso com arma escondida em carro na zona norte de Manaus

Um homem de 39 anos foi preso por policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano...

Projeto Arte no Busão levará obras de artistas amazonenses às ruas de Manaus

Estão abertas, de 27 de julho a 30 de setembro de 2026, as inscrições...

leia mais

Capivara é morta com flechada na represa de Guarapiranga em SP

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo investiga a...

Presidente da Aleam prestigia posse de novos defensores públicos do Amazonas

O presidente da Assembleia Legislativa do  Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União Brasil), participou,...

Suspeito de homicídio é preso com arma escondida em carro na zona norte de Manaus

Um homem de 39 anos foi preso por policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano...