28.3 C
Manaus
InícioGeralTeatro da Instalação recebe 'Ópera Studio' a partir desta terça-feira

Teatro da Instalação recebe ‘Ópera Studio’ a partir desta terça-feira

Publicado em

Nesta terça e quarta-feira (29/05 e 30/05), a partir das 19h, o Teatro da Instalação, localizado na Rua Frei José dos Inocentes, no Centro Histórico de Manaus, vai receber o “Ópera Studio”, um projeto desenvolvido pela Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e que faz parte da programação do 21º Festival Amazonas de Ópera (FAO). A entrada será gratuita.

 

O FAO 2018 é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com patrocínio do Bradesco Prime – que celebra 10 anos de parceria com o festival –, incentivo do Ministério da Cultura (Minc) por meio da Lei Rouanet; além do apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e da Aliança Francesa.

 

Sob direção artística de Fabiano Cardoso, direção cênica de João Fernandes, direção musical de Duany Parpinelli e participação especial do pianista Pedro Panilha, neste ano o projeto apresentará a ópera “La Bohème”, do compositor italiano Giacomo Puccini (1858 – 1924). A obra tem libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, baseado no livro de Henri Murger, “Scènes de La Vie de Bohème” e narra, em quatro atos, a história de artistas que, em meio ao caos da pobreza, misturam a arte, o amor, o ciúme e a disputa em suas dramáticas vivências.

 

A apresentação contará com mais de 40 pessoas que integrarão o elenco, dentre estes, professores, alunos e cantores do Coral do Amazonas, como Wilken Tavares e Luiz Carlos. De acordo com o diretor artístico do projeto, Fabiano Cardoso, o “Ópera Studio” visa oportunizar aos alunos a vivência profissional em um ambiente como o Festival Amazonas de Ópera, tendo também como finalidade a aproximação das pessoas com a música erudita.

 

“A ideia é dar aos alunos a chance de conviver com a realidade da música clássica, não deixando de priorizar a aproximação das pessoas para com a mesma”, explica o diretor.

 

Ópera Studio – A “Ópera Studio” une professores e alunos de canto, canto coral, piano e teatro da UEA que, sentindo a necessidade de trabalhar diferentes vertentes musicais do estilo erudito, propõem desenvolver um projeto voltado para produção e disseminação da ópera, além de desenvolver uma maior interação da universidade com a comunidade em geral.

 

O projeto visa também um encontro, entre educadores, artistas, estudantes de diversas universidades, professores e a comunidade em geral, para execução e contemplação da música erudita, já que o estado do Amazonas é um grande fomentador de artistas e produção cultural.

 

Festival Amazonas de Ópera – Este ano, o Festival conta com a apresentação de cinco óperas: “Faust”, “Dessana Dessana”, “Florencia en el Amazonas”, “Acis and Galatea” e a estreia mundial “Kawah Ijen (Vulcão azul)”. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e no site www.aloingressos.com.br, com valores que vão de R$ 5 a R$ 60.

 

Durante a temporada de ópera, também acontecerão atividades paralelas nos centros de convivências, shoppings, nos municípios de Manacapuru, Iranduba (no distrito do Cacau Pirera) e em Novo Airão; além do “Ópera Delivery”, que levará sessões exclusivas de trechos de obras à casa dos amazonenses, e do projeto “Ópera Studio”, da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que apresentará “La Boheme”, de Giacomo Puccini, no Teatro da Instalação.

 

Sobre o Bradesco Cultura – Com mais de 350 projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O Banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte.

 

Com apoio a eventos regionais, museus, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros, a instituição tem, ainda, uma plataforma de naming rights com o Teatro Bradesco, que conta com unidades em São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2018, já passaram pela Temporada Cultural do Bradesco as exposições Julio Le Parc, Mira Schendel e Hilma af Klint, o espetáculo Bibi Ferreira e o Lollapalooza Brasil. Estão em cartaz os musicais Peter Pan e Ayrton Senna, além de diversas atrações confirmadas ao longo do ano, como os festivais de Parintins, Tiradentes, a festa junina de São João do Caruaru, ArtRio, MIMO e MADE, entre outras.

 

Ficha Técnica

Mimì – Mirian Abad

Rodolfo – Miqueias William e Wilken Silveira 

Marcello – Luiz Carlos 

 

Musetta – Jaiana Silva e Luziene Menezes

Schaunard – Joubert Junior

Colinne – Marden Guedes

Benoît e Alcindoro – Danilo Carvalho 

 

 

Direção artística: Fabiano Cardoso

Direção cênica e iluminação: João Fernandes

Direção musical e narração: Duany Parpinelli

Pianista: Pedro Panilha

Cenário e Figurinos: Central Técnica de Produção

 

 

Serviço: Ópera Studio – La Bohème
Local: Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, s/n – Centro)

Data/hora: 29 e 30 de maio, às 19h

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: Livre

Notícias recentes

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...

Em 60 dias à frente da Presidência da Aleam, Adjuto Afonso conduz ações institucionais e acompanha sanção de leis de impacto social

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil),...

leia mais

Comunidades de Manaus recebem estrutura para transmissão dos jogos da Copa do Mundo

Moradores de 11 bairros de Manaus poderão acompanhar, neste sábado (13), a transmissão do...

Capitão Alberto Neto visita Manaquiri e destaca potencial econômico do município

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) esteve em Manaquiri, na Região Metropolitana de...

Sine Manaus oferta 711 vagas de emprego nesta sexta-feira, 12/6

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 711 vagas de emprego em...