28.3 C
Manaus
InícioMundoTerremotos na Venezuela deixam ao menos 164 mortos e mais de mil...

Terremotos na Venezuela deixam ao menos 164 mortos e mais de mil feridos

Publicado em

Pelo menos 164 pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas após dois fortes terremotos atingirem a costa da Venezuela na noite desta quarta-feira (24). O balanço foi divulgado na manhã desta quinta-feira (25) pela presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, que classificou a situação como uma “verdadeira tragédia”.

Os abalos sísmicos ocorreram na região de Morón, no litoral venezuelano, a cerca de 160 quilômetros da capital Caracas. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o primeiro terremoto registrou magnitude 7,2, seguido por um segundo tremor de magnitude 7,5 cerca de um minuto depois.

De acordo com o governo venezuelano, o estado de La Guaira foi um dos mais afetados, com dezenas de prédios e residências destruídos. Equipes de resgate seguem trabalhando na busca por sobreviventes, enquanto autoridades alertam que ainda há pessoas desaparecidas sob os escombros.

Em pronunciamento oficial, Delcy Rodríguez informou que o governo criará um fundo emergencial de US$ 200 milhões para apoiar a reconstrução das áreas atingidas. Os recursos devem ser obtidos junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

O USGS estima que o número de vítimas pode aumentar significativamente à medida que as equipes avançam nas buscas e no levantamento dos danos. O órgão norte-americano alertou para o potencial destrutivo dos terremotos devido à sua magnitude e à proximidade de áreas densamente povoadas.

Após os tremores, o Centro de Alerta de Tsunamis dos Estados Unidos chegou a emitir um alerta para a região do Caribe, mas a ameaça foi descartada posteriormente.

Diversos países manifestaram solidariedade e ofereceram apoio à Venezuela. Brasil, México, Estados Unidos, China e Catar estão entre as nações que colocaram equipes de resgate e ajuda humanitária à disposição das autoridades venezuelanas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou, por meio das redes sociais, que determinou ao Ministério das Relações Exteriores o acompanhamento da situação para avaliar possíveis ações de assistência ao país vizinho.

As operações de busca e salvamento continuam nas áreas mais atingidas, enquanto o governo venezuelano concentra esforços no atendimento às vítimas e na avaliação dos prejuízos causados pelos terremotos.

Notícias recentes

Nossa Senhora Aparecida: 95 anos da padroeira do Brasil; entenda

Em 1717, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso navegavam pelo Rio Paraíba do...

Ato pró-Lula reúne apoiadores no Centro de Manaus em meio à fumaça das queimadas

Apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocuparam as ruas do Centro...

Amazonas concentra um quarto dos focos de incêndio combatidos pelo Ibama no país, afirma ministro

O Amazonas concentra cerca de um quarto dos focos de incêndio combatidos pelo Instituto...

Governo do Amazonas decreta emergência em 36 municípios afetados por queimadas

O governador do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), decretou situação de emergência em 36...

leia mais

Nossa Senhora Aparecida: 95 anos da padroeira do Brasil; entenda

Em 1717, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso navegavam pelo Rio Paraíba do...

Ato pró-Lula reúne apoiadores no Centro de Manaus em meio à fumaça das queimadas

Apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocuparam as ruas do Centro...

Amazonas concentra um quarto dos focos de incêndio combatidos pelo Ibama no país, afirma ministro

O Amazonas concentra cerca de um quarto dos focos de incêndio combatidos pelo Instituto...