28.3 C
Manaus
InícioBrasilTSE exonera servidor que atuava com inserções de propaganda eleitoral

TSE exonera servidor que atuava com inserções de propaganda eleitoral

Publicado em

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exonerou hoje (26) o servidor Alexandre Gomes Machado, assessor de gabinete da Secretaria Judiciária, da Secretaria-Geral da Presidência. Ele trabalhava na área responsável por disponibilizar as propagandas eleitorais de candidatos para as emissoras de rádio e TV. 

A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (26) e é assinada pelo diretor-geral da Secretaria do Tribunal, Rui Moreira de Oliveira.

Notícias relacionadas:TSE concede direito de resposta à campanha de Bolsonaro.TSE aprova norma para garantir transporte público no segundo turno.TSE confirma envio de tropas para garantir segurança no segundo turno.O ato ocorre depois de a campanha do presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição, ter acionado o TSE alegando que rádios das regiões Nordeste e Norte teriam deixado de veicular centenas de inserções obrigatórias de suas propagandas eleitorais.

Questionado, o TSE não confirmou se a exoneração tem relação com o caso. “Em virtude do período eleitoral a gestão do TSE vem realizando alterações gradativas em sua equipe”, respondeu o tribunal, sem dar mais detalhes. 

A Agência Brasil ouviu de integrantes da Corte Eleitoral a versão de que a demissão faz parte de mudanças usuais na equipe promovidas pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, com o fim do período de propaganda eleitoral na TV e no rádio, que se encerra amanhã (27). 

Após ser exonerado, Machado compareceu à Polícia Federal (PF) voluntariamente para depor sua versão sobre o caso. De acordo com os termos do depoimento, ele tomou a decisão após ser conduzido para fora da sede do TSE e ter seu crachá recolhido. 

O servidor é analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), no qual ingressou em 2010, e atuava no TSE desde 2014 como assessor de gabinete, ainda segundo os termos do depoimento. 

Ele disse acreditar que a razão de sua exoneração seja por informar desde 2018 sobre “a existência de falhas na fiscalização e no acompanhamento na veiculação de inserções da propaganda eleitoral gratuita”.

Machado acrescentou ter sido exonerado pouco depois de alertar seus superiores sobre o recebimento de um email de uma rádio chamada JM ON LINE, que teria admitido a não veiculação de 100 inserções da campanha de Bolsonaro.  A Agência Brasil tenta contato com a rádio citada. 

O TSE não comentou as alegações. Em nota publicada em seu site, a corte afirma que “não é função do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) distribuir o material a ser veiculado no horário gratuito. São as emissoras de rádio e de televisão que devem se planejar para ter acesso às mídias e divulgá-las seguindo as regras estabelecidas na Resolução TSE nº 23.610”. 

“Compete às emissoras de rádio e de televisão cumprirem o que determina a legislação eleitoral sobre a regular divulgação da propaganda eleitoral durante a campanha”, diz o texto.

Notícias recentes

Concessionárias reforçam campanhas para impulsionar vendas de veículos no fim do ano

O último trimestre de 2026 deve movimentar o mercado automotivo brasileiro, com concessionárias intensificando...

Fumaça em Manaus é risco para todos: infectologista dá dicas de proteção e alerta para sintomas

Manaus amanheceu hoje novamente encoberta por fumaça das queimadas e com a pior qualidade...

Escolas Nilton Lins promovem evento Portas Abertas nas unidades Manoa e Leste neste sábado (17)

As Escolas Nilton Lins realizarão, neste sábado, 17 de outubro, a partir das 9h,...

Lei de Adjuto Afonso prevê formação de professores para atender às necessidades das escolas rurais

Celebrado neste dia 15 de outubro, o Dia do Professor destaca a importância dos...

leia mais

Concessionárias reforçam campanhas para impulsionar vendas de veículos no fim do ano

O último trimestre de 2026 deve movimentar o mercado automotivo brasileiro, com concessionárias intensificando...

Fumaça em Manaus é risco para todos: infectologista dá dicas de proteção e alerta para sintomas

Manaus amanheceu hoje novamente encoberta por fumaça das queimadas e com a pior qualidade...

Escolas Nilton Lins promovem evento Portas Abertas nas unidades Manoa e Leste neste sábado (17)

As Escolas Nilton Lins realizarão, neste sábado, 17 de outubro, a partir das 9h,...