28.3 C
Manaus
InícioEducaçãoUEA e Inpa divulgam editais de mestrado e doutorado em Clima e...

UEA e Inpa divulgam editais de mestrado e doutorado em Clima e Ambiente

Publicado em

Os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Clima e Ambiente (PPG-Cliamb) estão com seleção aberta para 20 vagas, dez em cada curso, para as turmas de 2025. O PPG-Cliamb é um programa interinstitucional desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

As inscrições para o mestrado em Clima e Ambiente seguem até o dia 31 de janeiro de 2025. São oferecidas 10 vagas para concorrência pública universal com ingresso em março. O candidato deve preencher e enviar o formulário de inscrição para o e-mail selecao.cliamb@gmail.com, acompanhado de cópia em PDF dos documentos solicitados no edital. O curso é voltado para profissionais das áreas de Ciências Ambientais, Meteorologia, Climatologia, Biologia, Ecologia, Matemática, Engenharias e áreas afins, interessados em se especializar nas questões climáticas e ambientais.

Conforme o Edital Inpa/Copog nº 26/2024, o processo de seleção terá duas etapas. A primeira é a análise de documentos e a segunda será a participação nas atividades da oficina de Talentos para as Ciências do Clima e Ambiente (Tecer). A oficina Tecer visa proporcionar, aos candidatos ao Mestrado em Clima e Ambiente, uma imersão profunda nos temas e linhas de pesquisa do programa por meio de palestras, discussões e atividades acadêmicas. As atividades da oficina serão realizadas on-line.

Doutorado

Para o curso de Doutorado em Clima e Ambiente são 10 vagas para concorrência pública universal. Com ingresso em fluxo contínuo, as inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de setembro de 2025. O ingresso dos candidatos aprovados será realizado em três chamadas ao longo do ano.

Segundo o Edital Inpa/Copog No 27/2024, o candidato deverá enviar o formulário de inscrição e demais documentos solicitados para o e-mail selecao.cliamb@gmail.com. O curso de doutorado do PPG-Cliamb tem como área de concentração as Interações clima-biosfera na Amazônia e atua com as seguintes linhas de pesquisas: Modelagem Climática, Meteorologia Tropical, Clima e funcionamento dos ecossistemas amazônicos e Processos de Interação Biosfera-Atmosfera.

A concessão de bolsas para ambos os cursos será efetuada conforme a disponibilidade do programa, seguindo a exigibilidade das agências de fomento e a ordem de classificação.

Edital Mestrado 2025 PPG-Cliamb – https://w2.solucaoatrio.net.br/somos/inpa-cliamb/index.php/pt/downloads/viewdownload/46-edital/49-edital-mestrado-2025-ppg-cliamb

Edital Doutorado 2025 PPG-Cliamb – https://w2.solucaoatrio.net.br/somos/inpa-cliamb/index.php/pt/downloads/viewdownload/46-edital/50-edital-doutorado-2025-ppg-cliamb

Com informações da Secom

Notícias recentes

El Niño pode aumentar casos de chikungunya e dengue no Brasil

O fenômeno climático El Niño pode se manifestar de forma moderada a forte a...

Exposição celebra os 30 anos da urna eletrônica no Brasil

A exposição “30 anos da Urna Eletrônica: A evolução que fortalece a democracia” começou...

Mais de 700 kg de skunk são apreendidos em operação no Tupé, em Manaus

Uma operação das forças de segurança do Amazonas resultou na apreensão de mais de...

Sine Manaus oferta 726 vagas de emprego nesta sexta-feira, 24/7

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 726 vagas de emprego em...

leia mais

El Niño pode aumentar casos de chikungunya e dengue no Brasil

O fenômeno climático El Niño pode se manifestar de forma moderada a forte a...

Exposição celebra os 30 anos da urna eletrônica no Brasil

A exposição “30 anos da Urna Eletrônica: A evolução que fortalece a democracia” começou...

Mais de 700 kg de skunk são apreendidos em operação no Tupé, em Manaus

Uma operação das forças de segurança do Amazonas resultou na apreensão de mais de...