28.3 C
Manaus
InícioEducaçãoUso racional de antibióticos e combate à resistência bacteriana: curso em Manaus...

Uso racional de antibióticos e combate à resistência bacteriana: curso em Manaus prepara acadêmicos de Medicina para desafios da prática clínica

Publicado em

A resistência bacteriana é um dos maiores desafios enfrentados pela medicina moderna e exige profissionais cada vez mais preparados para prescrever antibióticos de forma segura e assertiva. Pensando nessa realidade, o farmacêutico, professor e mestre em Imunologia Básica e Aplicada, Alysson Sena, estará no dia 20 de junho, ministrando uma aula presencial “Antibióticos sem Segredos: da Teoria ao Plantão”, voltado a acadêmicos de Medicina.

Com vasta experiência na área farmacológica, laboratorial e acadêmica, o professor reunirá em uma imersão de um dia conhecimentos essenciais para a prática médica, abordando desde a escolha correta dos antibióticos até a interpretação de exames que auxiliam na definição do tratamento mais adequado para cada paciente.

Segundo o professor, um dos principais problemas enfrentados pelos profissionais de saúde está relacionado ao uso inadequado desses medicamentos, muitas vezes provocado pelo desconhecimento dos mecanismos de resistência bacteriana e das particularidades de cada infecção.

“Nossa formação caminha no sentido de preparar futuros médicos para compreender com técnica e conhecimento atualizado, qual antibiótico utilizar, em qual momento e para qual situação clínica. A prescrição realizada em ambiente hospitalar, por exemplo, pode ser completamente diferente daquela feita em um atendimento ambulatorial”, destaca.

A programação foi estruturada para aproximar os estudantes da realidade encontrada nos plantões. Além da revisão das principais classes de antibióticos e dos mecanismos de resistência bacteriana, os participantes irão trabalhar com casos clínicos, interpretação de culturas bacterianas e antibiogramas, exames fundamentais para direcionar a escolha do tratamento.

Outro diferencial do curso será a abordagem sobre as chamadas superbactérias, microrganismos altamente resistentes que representam uma preocupação crescente nos serviços de saúde. Os alunos também conhecerão os novos antibióticos desenvolvidos para o enfrentamento dessas infecções e os avanços disponíveis atualmente na terapêutica antimicrobiana.

O curso será realizado no dia 20 de junho, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Morada do Sol, localizado na Avenida André Araújo, nº 2721, bairro Aleixo. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (92) 99525-0039 e (92) 99525-0040.

Notícias recentes

Presidente da Aleam participa da abertura do XXI Consepre, no Teatro Amazonas

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União Brasil), participou,...

Terremoto na Colômbia deixa 273 mortos e 3,8 mil feridos, diz governo

O número de mortos pelo terremoto que atingiu a Colômbia na última segunda-feira (10)...

CORECON-AM/RR celebra 75 anos da profissão com homenagem a economistas e entrega do XIX Prêmio de Economia AM/RR

O Conselho Regional de Economia da 13ª Região (CORECON-AM/RR) realizou, nesta quarta-feira (12), em...

Manaus registra sequência de incêndios em diferentes zonas da cidade

Manaus registrou uma sequência de incêndios em diferentes regiões da cidade nos últimos dias,...

leia mais

Presidente da Aleam participa da abertura do XXI Consepre, no Teatro Amazonas

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União Brasil), participou,...

Terremoto na Colômbia deixa 273 mortos e 3,8 mil feridos, diz governo

O número de mortos pelo terremoto que atingiu a Colômbia na última segunda-feira (10)...

CORECON-AM/RR celebra 75 anos da profissão com homenagem a economistas e entrega do XIX Prêmio de Economia AM/RR

O Conselho Regional de Economia da 13ª Região (CORECON-AM/RR) realizou, nesta quarta-feira (12), em...