Manaus dá início a campanha de vacinação contra a dengue na quinta-feira (22). A oferta do imunizante será feita em 171 salas de vacina gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Confira os locais abaixo.
A capital amazonense recebeu 65.037 doses da vacina Qdenga. Manaus está entre as 12 cidades do Estado que receberam as doses do imunizante contra a doença.
Dentre os estabelecimentos da secretaria que participam da estratégia de imunização, na capital, estão nove unidades de saúde que vão atender em horário ampliado. As unidades vão funcionar das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados.
Além da oferta da vacina nos pontos de imunização, a estratégia da Semsa incluirá a vacinação em unidades de ensino vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE), da secretaria, e em escolas situadas próximas de unidades da rede básica.
Duas cidades do Amazonas já iniciaram a vacinação contra a dengue. O primeiro município a iniciar a imunização foi Careiro da Várzea, na terça-feira (20), seguida de Autazes, que começou a campanha nesta quarta (21).
Veja quais os pontos de vacinação contra dengue em Manaus
Nove unidades vão atender em horário ampliado, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. Confira quais são:
- Clínica da Família Carmen Nicolau, na Rua Nestor Nascimento, s/n, Lago Azul;
- UBS Áugias Gadelha, na Rua A, 15, Conjunto Ribeiro Junior, no bairro Cidade Nova;
- UBS Sálvio Belota, na Rua das Samambaias, 786, no Santa Etelvina;
- USF dR. José Rayol dos Santos, na Avenida Constantino Nery, s/n, Chapada;
- UBS Amazonas Palhano, na Rua Antônio Mathias, s/n, São José;
- UBS Alfredo Campos, na Alameda Cosme Ferreira, s/n, no bairro Zumbi
- UBS Leonor Brilhante, na Avenida Autaz Mirim, 8004, no Tancredo Neves;
- UBS Leonor de Freitas, na Avenida Brasil, s/n, Compensa
- UBS Deodato M. Leão, na Avenida Presidente Dutra, s/n, no bairro Glória.
Os municípios de Santa Isabel do Rio Negro e Nova Olinda do Norte preveem início da vacinação na próxima segunda-feira (26).
As cidades de Manaquiri e Iranduba informaram à Rede Amazônica que devem iniciar a campanha na próxima semana. Já Barcelos e São Gabriel da Cachoeira ainda não tem data definida para o começo da imunização. Ambos estão com as doses sendo transportadas para os respectivos municípios. Presidente Figueiredo não divulgou a data de início da campanha de vacinação contra a dengue.
Esquema vacinal
Nesta primeira etapa, serão vacinadas crianças de 10 e 11 anos. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.