28.3 C
Manaus
InícioPolíticaVeto a artigo da LDO dá a Executivo controle de emendas de...

Veto a artigo da LDO dá a Executivo controle de emendas de relator

Publicado em

O Poder Executivo recuperou o poder sobre a definição das emendas de relator ao Orçamento Geral da União do próximo ano. O presidente Jair Bolsonaro vetou artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023 que dava o controle ao Legislativo.

Com a medida, caberá ao Palácio do Planalto definir a execução das emendas de relator, criticadas pela falta de transparência. Para retomar o poder sobre as emendas de relator no próximo ano, o Congresso Nacional terá de derrubar o veto, que exige quórum de dois terços dos parlamentares em sessão conjunta.

O texto aprovado pelo Congresso em julho estabelecia que caberia ao presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e ao autor da emenda parlamentar determinar “os beneficiários e a ordem de prioridades” das emendas de relator geral do Orçamento. Na justificativa oficial, o Palácio do Planalto ponderou que, “em que pese a boa intenção do legislador”, a definição da execução das emendas de relator pelos parlamentares “contraria o interesse público”.

Segundo a justificativa, o controle das emendas de relator pela CMO contraria o interesse público porque “investe contra o princípio da impessoalidade, que orienta a administração pública, ao fomentar cunho personalístico nas indicações e priorizações das programações decorrentes de emendas e amplia as dificuldades operacionais para a execução da despesa pública”.

“[O texto original] aumentaria a rigidez orçamentária e retiraria do Poder Executivo a prerrogativa de detalhamento dessa limitação conforme as necessidades de execução dos órgãos públicos e com vistas ao atendimento de despesas essenciais e inadiáveis”’, destacou a justificativa oficial.

Manutenção

Sancionada hoje (10) por Bolsonaro, a LDO de 2023 manteve as emendas de relator. O texto autoriza que o Orçamento Geral da União do próximo ano, cujo projeto será enviado ao Congresso no dia 31, contenha “reservas específicas para atender a emendas classificadas com identificador de resultado primário 9 (RP9) [nome técnico das emendas de relator]”.

A LDO de 2023 também permite que o Orçamento do próximo ano tenha “reservas específicas” para as emendas impositivas (de execução obrigatória) individuais e de bancada estadual.

Política de câncer

O presidente vetou outro trecho da LDO de 2023 que permitiria que os recursos destinados à política nacional para prevenção e controle do câncer deveriam ser estabelecidos em categorias específicas do Orçamento. Na justificativa, o Palácio do Planalto informou que o texto aprovado estimularia a sobreposição de ações e dificultaria a execução das políticas públicas contra a doença.

“[O trecho original] promoveria sobreposição de ações e diminuiria a transparência da atuação governamental na prevenção e controle do câncer, hoje organizada por um conjunto de ações com produtos e metas específicas no âmbito do orçamento do Ministério da Saúde”, destacou a mensagem justificativa. “Ademais, trata-se de iniciativa de difícil operacionalização, haja vista que muitas das tarefas a cargo das unidades de saúde não são plenamente divisíveis por categorias de doenças e/ou moléstias”, acrescentou o Planalto.

Notícias recentes

Venda de apartamentos por indicação cresce e reforça confiança entre consumidores

Mais do que estar presentes nos bons momentos, amigos também podem influenciar decisões importantes....

Caminhão pega fogo na Avenida Autaz Mirim, em Manaus

Na tarde desta quarta-feira (22), um caminhão foi atingido por um incêndio na Avenida...

Sine Manaus oferta 791 vagas de emprego nesta quinta-feira, 23/7

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 791 vagas de emprego em...

Presidente da Aleam, Adjuto Afonso participa de evento sobre reconstrução de ponte Brasil e Bolívia em Brasilía

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e tesoureiro-geral da União...

leia mais

Venda de apartamentos por indicação cresce e reforça confiança entre consumidores

Mais do que estar presentes nos bons momentos, amigos também podem influenciar decisões importantes....

Caminhão pega fogo na Avenida Autaz Mirim, em Manaus

Na tarde desta quarta-feira (22), um caminhão foi atingido por um incêndio na Avenida...

Sine Manaus oferta 791 vagas de emprego nesta quinta-feira, 23/7

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 791 vagas de emprego em...