Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra um carro semiautônomo da Tesla, empresa do bilionário Elon Musk, completamente fora de controle, trafegando em alta velocidade e atingindo pedestres e outros veículos em Chaozhou, província de Guangdong, na China. O caso aconteceu no último domingo (5).
Segundo autoridades chinesas, 2 pessoas morreram e outras 3, incluindo o motorista do carro, ficaram feridas com o acidente, que teria sido ocasionado por uma pane no software do veículo.
As imagens que circulam nas redes sociais mostram que o motorista, aparentemente, tenta estacionar o carro, mas não consegue e o veículo começa a adquirir velocidade. O condutor chega a desviar de um motociclista que estava à sua frente, mas o carro segue ganhando cada vez mais velocidade e, em dado momento, atinge um ciclista. Depois o vídeo mostra o carro da Tesla colidindo com outros veículos até derrapar e parar.
Nesse domingo (13), a Tesla divulgou um comunicado em que questiona a tese de que o acidente tenha sido causado por uma pane e afirma que as luzes de freio do carro não se acenderam durante o trajeto, dando a entender que o próprio motorista não tenha freado. O condutor, no entanto, nega e diz que o carro acelerou sozinho.
empresa de Elon Musk informou, ainda, que está colaborando com a polícia chinesa nas investigações. As autoridades da China, por sua vez, disseram que o motorista não estava sob o efeito e álcool ou drogas.