O vereador e deputado federal eleito pelo Amazonas Amom Mandel (Cidadania) apresentou 10 propostas para os dois candidatos que disputam o Governo do Estado do Amazonas nesse segundo turno. Wilson Lima (UB) e Eduardo Braga (MDB), ambos assinaram os compromissos.
Amom propôs que o governador eleito seja responsável pela reforma completa de todas as orlas de Manaus e do Centro Histórico, contribuindo diretamente na qualidade de vida da população e, principalmente, do comércio local. Outro tópico dispõe sobre a construção de um porto na Manaus Moderna com um sistema de segurança com estrutura de aeroporto.
“São pontos que precisam de atenção. É preciso melhorar a infraestrutura do Centro de Manaus, principalmente por conta da época de cheia. É uma maneira de acreditar que ambos têm compromissos com o que acredito que os nossos quase 300 mil eleitores pensam e querem para o Estado e para Manaus”, disse Amom.
Principal pauta a ser defendida pelo parlamentar no exercício do mandato de deputado federal, Amom também cobrou que o Governo do Estado estimule as iniciativas de empreendimento voltados aos créditos de carbono, CPRs verdes e mercado de carbono em geral. Essa é a oportunidade de iniciar a implantação de uma nova matriz econômica na região.
A reestruturação do serviço de assistência social nos hospitais, maternidades e prontos-socorros estaduais também foi um compromisso apresentado por Amom. A ideia, de acordo com o parlamentar, é a ampliação do atendimento humanizado aos pacientes e familiares. O parlamentar também propôs que o Governo adote o piso nacional dos enfermeiros e que pelo menos uma das secretarias do Estado zere o uso de papel, uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente.
Entre outros pontos apresentados por Amom, está a liberação para que os dados do Portal da Transparência sejam vinculados a qualquer site, independente de autorização, para facilitar o acesso ao cidadão, de forma gratuita. Também para contribuir com a transparência no Poder Público, o deputado federal eleito cobrou que fossem disponibilizados no Portal da Transparência da Secretaria de Segurança Pública informações relacionadas aos índices de criminalidade e à produtividade de todas as secretarias.