A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), inicia neste sábado (3/11) a campanha de vacinação contra a Influenza em todo o estado. A ação segue até 28 de fevereiro de 2026 e abrange os 62 municípios amazonenses.
O governador Wilson Lima destacou a importância da antecipação da campanha, que este ano ocorre antes do período de maior incidência da doença. “O período de chuva no Amazonas começa em meados de novembro, início de dezembro. É exatamente nesse período em que há uma incidência maior da Influenza, e, às vezes, a vacinação começava depois que as pessoas já estavam doentes. O Ministério da Saúde conseguiu antecipar a vacina para o estado. Reforço o convite para que as pessoas dos grupos prioritários garantam a imunização”, afirmou.
De acordo com a SES-AM, o estado já recebeu 796 mil doses da vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos municípios pela FVS-RCP. A meta é vacinar 90% do público prioritário, estimado em 1.849.973 pessoas. Os municípios já começaram a retirada das doses para o início da campanha.
A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, ressaltou que a antecipação da campanha é uma estratégia para proteger a população durante o chamado “inverno amazônico”. “Devido à sazonalidade dos vírus respiratórios nesse período, acordamos com o Ministério da Saúde para iniciar a vacinação antes do aumento dos casos e, assim, evitar formas graves da doença”, explicou.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforçou que a antecipação leva em conta as particularidades climáticas da região Norte. “Vacinar-se é um gesto simples, mas poderoso, que protege não apenas cada indivíduo, mas toda a comunidade”, destacou.
Público-alvo
A campanha tem como foco os grupos mais vulneráveis a casos graves da Influenza:
-
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
-
Gestantes e puérperas;
-
Idosos;
-
Profissionais de saúde e educação;
-
População indígena;
-
Pessoas em situação de rua;
-
Trabalhadores das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
-
Pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente;
-
Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e portuários;
-
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Dia D
Um Dia D de mobilização está marcado para o dia 29 de novembro, organizado pelas secretarias municipais de saúde. Para agilizar o atendimento, a FVS-RCP orienta que os cidadãos levem documento de identidade com foto, carteira de vacinação e o Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS).
