Início Colunas A ganância por votos pode custar vidas no interior do Amazonas

A ganância por votos pode custar vidas no interior do Amazonas

0


É cada vez chocante e incompreensível as ações de campanha de candidatos da região metropolitana de Manaus e dos municípios mais distantes da capital. Sem freio e, possivelmente, longe das vistas da fiscalização eleitoral, candidatos mantém um ritmo de campanha como se nada de ruim estivesse em curso. São comícios, carreatas e, pasmem, até arrastões com direito a trio elétrico pelas ruas desses municípios. Não é a primeira vez que tocamos nesse assunto aqui na coluna e parece que não será a última, ao menos até o dia 13 de novembro, quando devem encerrar as atividades de campanha.

Enquanto as aglomerações aumentam, sobem os números da COVID-19 em todo estado. Aí a coluna de hoje deixa uma pergunta no ar: Quando as autoridades vão agir contra esses partidos e candidatos?

O Ibope tinha razão

Quando o Ibope anunciou na semana retrasada que os números que se apresentavam até à divulgação de sua primeira pesquisa eleitoral eram, em parte, diferentes, muitos questionaram, inclusive nós. Mas após isso o que se viu foi uma confirmação dos dados do mais famoso instituto de pesquisa do país, por parte dos institutos locais. Amazonino Mendes (PODE) está na frente em todos os cenários e vê uma acirrada briga pela segunda colocação. O crescimento de Ricardo Nicolau (PSD) acendeu o alerta nas trincheiras do PT e do Avante. As próximas semanas serão mesmo decisivas.

Bolsonaro escolhe Menezes

Coronel Menezes (Patriota) conseguiu o apoio de Bolsonaro para as eleições desse ano. O Presidente já disse que o apoia. Resta saber agora se os votos de Bolsonaro vão de fato para Menezes. Tradicionalmente o eleitor amazonense não aprova interferências de presidentes nas eleições locais. Lula, com toda sua popularidade, não conseguiu implicar Vanessa ou até mesmo Alfredo em eleições passeadas. Será que agora será diferente?



Amom ganha apoios 

O mais jovem entre os candidatos do pleito de Manaus desse ano, Amom (PODE) tem conseguido unir até mesmo adversários políticos em torno de seu nome. Com uma proposta de alinhar tecnologia com parcerias público-privadas, Amom pode fazer história ao se tornar o vereador mais novo a ser empossado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Falando em CMM

Carlos Porta (PSB) que disputa a reeleição, viralizou um vídeo neste fim de semana nas redes sociais. Ele “surfou” na onda da briga entre a vice-primeira-dama do Amazonas com a também candidata Marlúcia (PMN) e fez uma espécie de paródia do fato. Ao final ele aparece como o “apaziguador” e, é claro, destaca o seu número de candidato. 



Quando Boi e Eleição se misturam 

A saída de David Assayag do Caprichoso movimentou as redes sociais no último domingo (25/10). A saída de David do lado azul provoca uma grande mudança nos assentos bovinos e pode causar ainda mais, principalmente no Garantido. É que Israel Paulain disputa a prefeitura de Nhamundá e se for eleito, já anunciou aos amigos que deixa o posto de apresentador do boi da Baixa do São José. Com isso, existem duas situações, ou David assume a vaga de Sebastião Jr e volta a ser levantador oficial e Sebastião assume a vaga de Israel ou, David e ele disputam a vaga pelo item 2. Uma coisa é certa: tudo depende do resultado da eleição em Nhamundá.

Falando em garantido 

Um outro nome do Garantido também disputa as eleições esse ano aqui em Manaus. Edilson Santana (PTB) quer ser vereador da capital. Edilson, que assinou contrato com o bumbá da baixa após sair do Caprichoso até poderia assumir o posto de Israel Paulain se David Assayag não assinasse com o Garantido. Como em Parintins até boi voa quem sabe agora ele não retorna lá para a Francesa ou assume a vaga de Amo por lá. Isso, se não quiser se dedicar 100% ao parlamento municipal caso seja eleito.



Curtir

A gente curtiu a ideia da AmazonasTur de instalar um cenário “instagramável” para produção de fotos no Largo São Sebastião. O espaço faz parte da campanha “Amazone-se” que divulga as belezas do Estado para atração turistas ao Amazonas.

Não Curtir

A gente não curtiu o aumento nos índices do COVID-19 e o anúncio de uma terceira onda da doença em Manaus pela FioCruz. Isso só demonstra uma atitude também não curtida pela coluna desde o início da pandemia: a população precisa se conscientizar que o vírus é letal e ainda circula intensamente em Manaus. As medidas preventivas e o isolamento social ainda são as soluções que temos até então.

Boa semana pessoal!

Sair da versão mobile