O candidato ao Senado Capitão Alberto Neto (PL-AM) participou de uma reunião com empresários e representantes de entidades de classe na Associação Comercial do Amazonas (ACA), em Manaus, nesta quarta-feira (9). Durante o encontro, ele apresentou propostas para o setor produtivo e abordou temas como reforma tributária, jornada de trabalho, infraestrutura, Zona Franca de Manaus (ZFM) e segurança nas fronteiras.
Entre as principais críticas feitas pelo candidato esteve o que classificou como um “manicômio tributário”, em referência à carga tributária e à burocracia enfrentada por empresários e empreendedores.
Segundo Alberto Neto, é necessário ampliar a automatização de procedimentos e reduzir a dependência de autorizações prévias do poder público, especialmente em processos de licenciamento.
“O ambiente é muito hostil, principalmente agora, nesse momento de transição. Se já não era simples, imagina agora com dois sistemas”, afirmou.
O candidato também defendeu que o Estado atue de forma menos burocrática sobre as empresas e disse que pretende levar ao Senado medidas voltadas à melhoria do ambiente de negócios.
Reforma Tributária e Zona Franca
A Reforma Tributária também esteve entre os assuntos discutidos. Alberto Neto citou a participação da ACA nas discussões sobre a manutenção dos benefícios da Zona Franca de Manaus durante a tramitação da proposta no Congresso.
De acordo com o candidato, a reforma preservou os benefícios do modelo para a indústria e o comércio, mas ainda pode passar por aprimoramentos.
“A reforma tributária resolveu duas coisas, não resolveu tudo. Hoje nós temos uma reforma tributária que protege o nosso modelo, tanto o modelo industrial como o nosso comércio. Nós sempre temos espaço para aprimoramento”, declarou.
Jornada de trabalho
Sobre o fim da escala 6×1, Alberto Neto afirmou ser favorável à redução da jornada de trabalho, mas defendeu que a mudança seja acompanhada de medidas para reduzir os custos das empresas.
Entre as alternativas citadas está a redução da carga tributária sobre a folha de pagamento. Segundo ele, a medida poderia diminuir o impacto da redução da jornada sobre os empregadores e facilitar novas contratações.
“Eu sou favorável à redução da carga de trabalho. O mundo inteiro reduziu a carga de trabalho”, afirmou.
Portos, aeroportos e integração
Os problemas de logística do Amazonas também foram abordados durante a reunião. Alberto Neto defendeu investimentos em portos, aeroportos e infraestrutura de transporte para melhorar a integração entre os municípios do estado.
Segundo ele, as características geográficas do Amazonas exigem investimentos tanto no transporte fluvial quanto no aéreo.
“Se as nossas estradas são os rios, a gente precisa ter portos. Eu quero estar no Senado para trazer mais recursos para o Amazonas”, disse.
Segurança nas fronteiras
Na área de segurança pública, o candidato defendeu o reforço da fiscalização nas fronteiras do Amazonas e o aumento dos investimentos para combater o tráfico de drogas nos rios.
Alberto Neto afirmou que organizações criminosas têm utilizado equipamentos tecnológicos, como drones e sistemas de visão noturna, e defendeu maior estrutura para as forças de segurança que atuam na região.
“O que nós precisamos é fechar a nossa fronteira. Nós fazemos fronteira com os maiores produtores de droga do mundo”, afirmou.
Ao longo do encontro, o candidato também citou como prioridades a defesa da Zona Franca de Manaus, o acesso ao crédito e investimentos em infraestrutura. As propostas fazem parte das pautas que, segundo ele, pretende defender caso seja eleito para o Senado nas eleições de 2026.
