A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, na última sexta-feira (13), o Projeto de Lei nº 471/2024, de autoria do deputado estadual Dr. George Lins (União Brasil). A proposta dispõe sobre diretrizes para implementação do programa “Zona Franca nas Escolas”, que busca integrar conhecimentos sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM) ao currículo das escolas públicas e privadas do Amazonas.
Educação e conscientização
O programa pretende ensinar a importância social, econômica e ambiental da ZFM, oferecendo palestras, seminários, visitas técnicas e materiais didáticos para estudantes do ensino fundamental e médio. Além disso, especialistas da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) poderão participar das atividades, promovendo uma conexão prática com o tema.
“A Zona Franca é o maior motor econômico da nossa região e um exemplo de desenvolvimento sustentável. Ensinar isso nas escolas é formar jovens conscientes e preparados para os desafios do futuro”, destacou Dr. George Lins.
Impacto para o Amazonas
Com mais de 600 empresas e responsável por 500 mil empregos diretos e indiretos, a ZFM não só fortalece a economia, mas também preserva a floresta amazônica. De acordo com dados da Suframa, de janeiro a novembro de 2023, as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) faturaram o total de R$ 161,02 bilhões, evidenciando sua relevância no cenário econômico nacional.
O projeto segue para a regulamentação pelo Poder Executivo Estadual.
Com informações da assessoria de comunicação