Os alunos Bruno Cesar Barreto de Figueiredo e Yuri Freitas Assayag do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFAM), e Instituto de Computação (ICOMP/UFAM), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), foram premiados na premiação das melhores teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação da UFAM, referente ao ano de 2021. A cerimônia que aconteceu na manhã deste dia 7, às 9h no Auditório Rio Amazonas FES/UFAM, foi híbrida e aberta ao público acadêmico e em geral.
Yuri Assayag que recebeu a premiação de Melhor Dissertação, cursou mestrado em informática no ICOMP, e lembra que por conta da pandemia, o mestrado precisou ser a distância. Com mais tempo em casa, Yuri aproveitou para se dedicar ainda mais na dissertação e aos experimentos do seu projeto. “Pude me dedicar mais de casa e realizar os experimentos do meu projeto, que é sobre localização em ambientes fechados. Como os resultados estavam bons, meu orientador sugeriu escrever um artigo e submetê-lo à uma revista pra avaliação”, afirmou, Yuri.
A orientação deu tão certo, que após uma rodada de revisão, o artigo de Yuri foi aceito na Sensors, uma revista de relevância internacional que é avaliada pela Capes Qualis A1, nas áreas de Ciência da Computação e Engenharias. Yuri destaca também que a oportunidade, “possibilitou que eu usasse como base para a minha dissertação e defendesse o mestrado mais cedo pra entrar no doutorado do ICOMP”, destacou o aluno.
Com o título: Uma nova centralidade para redes multiplex não direcionadas, o aluno Bruno Cesar Barreto de Figueiredo recebeu a premiação de Melhor Tese, onde propôs por meio de sua tese, uma nova medida de centralidade, com o objetivo de encontrar, de forma eficiente, os nós (ponto de conexão, seja um ponto de redistribuição ou um terminal de comunicação) mais relevantes em uma rede multiplex (técnica de comunicação na qual um canal de comunicação é utilizado para a troca de dados entre vários controladores conectados ao mesmo) não direcionada.
Excelência e reconhecimento nacional e internacional
Em julho deste ano, os cursos de mestrado e doutorado em informática da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), foram avaliados como cursos de excelência e de reconhecimento nacional e internacional, durante a avaliação quadrienal (2017-2020), da pós-graduação brasileira, recebendo a nota 6, em uma escala que vai até 7, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do MEC que é responsável pela autorização e avaliação dos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Para o professor e coordenador do programa de pós-graduação em informática, Juan Colonna, essa é uma grande conquista não só para o Instituto de Computação da UFAM (ICOMP/UFAM), mas também para todo o Amazonas. “Sem dúvida, também um passo muito importante para o fortalecimento e consolidação do Polo Digital de Manaus”.