28.3 C
Manaus
InícioMundoAtaque israelense em Gaza deixa cinco jornalistas da Al Jazeera mortos

Ataque israelense em Gaza deixa cinco jornalistas da Al Jazeera mortos

Publicado em

Um bombardeio israelense em Gaza matou cinco jornalistas da Al Jazeera, conforme anunciou a emissora. De acordo com o comunicado, as vítimas foram dois correspondentes e três cinegrafistas. O ataque, que deixou ao todo sete mortos, foi direcionado a uma tenda para jornalistas do lado de fora do portão principal do hospital da Cidade de Gaza e ocorreu neste domingo (10/8).

Entre os mortos, está o jornalista Anas Al-Sharif, de 28 anos. Segundo a emissora, o correspondente cobria amplamente o norte de Gaza. Na nota, a Al Jazeera citou o fato dela ter denunciado recentemente o exército de Israel por “campanha de incitação” contra seus correspondentes na Faixa de Gaza, incluindo, principalmente, Al-Sharif.

lém dele, também foram mortos o correspondente Mohammed Qreiqeh e os cinegrafistas Ibrahim Zaher, Mohammed Noufal e Moamen Aliwa.

Em uma publicação no X (antigo Twitter), o exército israelense acusou, sem provas, Al-Sharif de ser líder de uma célula do grupo Hamas e de ter lançado ataques com foguetes contra civis e tropas do exército israelense.

A Al Jazeera negou veementemente as acusações e, em julho, a Relatora Especial da Organização das Nações Unidas para a Liberdade de Opinião e Expressão, Irene Khan, afirmou estar “profundamente alarmada” pelas repetidas acusações feitas pelo exército israelense contra Al-Sharif.

“As preocupações com a segurança de Al-Sharif são bem-fundadas, pois há evidências crescentes de que jornalistas em Gaza têm sido alvejados e mortos pelo exército israelense com base em alegações não comprovadas de que eram terroristas do Hamas”, afirmou a relatora da ONU.

Segundo a Al Jazeera, o exército de Israel já matou mais de 200 jornalistas desde o início dos bombardeios. Ainda em julho, a agência de notícias francesa AFP emitiu um comunicado alertando para a situação de seus correspondentes em Gaza, os quais sofrem graves quadros de desnutrição que, em alguns casos, os impediam de trabalhar.

Em uma última mensagem escrita em 6 de abril com o objetivo de ser publicada no dia de sua eventual morte, Al-Sharif escreveu que “apesar da dor, nunca hesitei em transmitir a verdade como ela é, sem distorção ou deturpação, na esperança de que Deus testemunhasse aqueles que se calaram, aqueles que aceitaram a nossa morte e aqueles que nos sufocaram.”

Na publicação, ele também expressou a tristeza de deixar a esposa, Bayan, e de não ver os filhos, Salah e Sham, crescerem.

Conteúdo Originalmente Publicado em: Correiobraziliense

Notícias recentes

Mais de 11 kg de cocaína são apreendidos em embarcação no interior do Amazonas

Mais de 11 quilos de pasta base de cocaína foram apreendidos pelas Forças de...

Manaus terá 17 novos radares de fiscalização eletrônica a partir de 13 de julho

A partir do dia 13 de julho, Manaus contará com 17 novos equipamentos de...

Terremotos na Venezuela colapsaram 774 edifícios em todo o país

O duplo terremoto que atingiu a Venezuela na última semana colapsou 774 edifícios em diversas partes do...

Copa 2026: Brasil e Japão se enfrentam hoje no mata-mata

A fase de mata‑mata da Copa do Mundo Fifa de 2026 continua nesta segunda‑feira...

leia mais

Mais de 11 kg de cocaína são apreendidos em embarcação no interior do Amazonas

Mais de 11 quilos de pasta base de cocaína foram apreendidos pelas Forças de...

Manaus terá 17 novos radares de fiscalização eletrônica a partir de 13 de julho

A partir do dia 13 de julho, Manaus contará com 17 novos equipamentos de...

Terremotos na Venezuela colapsaram 774 edifícios em todo o país

O duplo terremoto que atingiu a Venezuela na última semana colapsou 774 edifícios em diversas partes do...