Manaus – Em sua terceira edição, a Câmara Cidadã bateu recorde e realizou 9,5 mil atendimentos em dois dias de atividades no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, Cidade Nova, zona norte da capital. Somadas as três edições, a Câmara Cidadã alcançou 26,5 mil atendimentos realizados à população manauara nas zonas leste, sul e norte. O projeto idealizado pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos).
“Batemos recorde de atendimentos e a Câmara Cidadã segue cumprindo o seu papel, que é estar junto com a população. Isso é fruto das parcerias, mas é fruto principalmente do trabalho dos vereadores e servidores da Casa. Conseguimos entregar à população serviços que efetivamente mudam a vida das pessoas”, afirmou Caio André.
Nesta edição, mais de 140 serviços gratuitos foram disponibilizados na quinta e sexta-feira (14 e 15). Novidade na programação, atividades esportivas e de lazer como, aulas de dança e treinamento funcional também foram realizadas ao longo dos dois dias de atendimentos. As ações foram feitas em parceria com o projeto “Mais Vida”, do Governo do Estado.
Uma Tribuna Popular foi realizada no segundo dia da Câmara Cidadã, presidida pelo vereador Caio André, com a participação de parlamentares da 18ª Legislatura. O objetivo foi ouvir e acolher as demandas de moradores da zona norte de Manaus, de bairros como Cidade Nova e Riacho Doce.
Também para ouvir e dar encaminhamento às necessidades da população, gabinetes rotativos foram montados no Centro de Convivência. Nos espaços, vereadores da 18ª Legislatura receberam comunitários e moradores da área.
Antes de chegar à zona norte, a zona norte, a Câmara Cidadã já havia realizado mais de 8 mil atendimentos no estádio Carlos Zamith, zona leste; e mais de 9 mil no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na zona sul de Manaus.
Serviços
Com o Governo do Estado, nesta terceira edição, foram firmadas parcerias com órgãos como a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).
Outros órgãos também estiveram presentes, como a Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Procuradoria-Geral do Estado, Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp).
A Prefeitura de Manaus ofereceu atividades da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e da Cidadania (Semasc), Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Sinetram) e do Conselho Tutelar.
Associações, institutos e universidades fizeram parte do evento, como o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB), Associação Mulheres Amazonenses nas Comunidades (AMAC), Centro Universitário Luterano de Manaus (Ulbra), Faculdade Martha Falcão, Instituto PCD (Somos Mais Fortes), Centro Universitário do Norte (UniNorte), Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Eco Cooperativa, Senac-AM, Centec e Gráfica Manaus.
Concessionárias como a Águas de Manaus, Amazonas Energia e Claro Manaus fizeram negociações e deram suporte aos clientes. Pela Câmara Municipal de Manaus, atividades da Escola do Legislativo Léa Alencar Antony e da Ouvidoria da CMM também estiveram na terceira edição.
Foto: Mauro Pereira, Diego Caja e Emerson França – Dicom/CMM