Início Geral De acordo com dados do IBGE, Região Norte lidera índice de trabalho...

De acordo com dados do IBGE, Região Norte lidera índice de trabalho infantil no Brasil

0

O trabalho infantil atinge 6,9% das crianças e adolescentes na região Norte, a maior proporção entre todas as regiões do Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgados nesta sexta-feira (18). Em números absolutos, o Nordeste tem o maior contingente de crianças e adolescentes nessa situação (506 mil), mas o Norte se destaca pela maior incidência relativa, superando Centro-Oeste (4,6%) e Nordeste (4,5%).

Em todo o país, o número total de crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos em situação de trabalho infantil foi de 1,607 milhão em 2023, representando uma queda de 14,6% em relação ao ano anterior. Esse é o menor índice registrado desde o início da série histórica, em 2016. No Norte, essa realidade se traduz em crianças envolvidas em atividades econômicas perigosas ou que afetam seu desenvolvimento e escolaridade.

O IBGE aponta que a região enfrenta desafios como pobreza extrema, falta de oportunidades e insuficiência de políticas públicas locais, o que aumenta a vulnerabilidade de crianças e adolescentes ao trabalho precoce. Das 586 mil crianças e adolescentes no Brasil envolvidas em atividades perigosas, uma parcela significativa está concentrada no Norte, onde as condições de trabalho são ainda mais desafiadoras, especialmente em áreas rurais e comunidades ribeirinhas.

Ainda que o cenário nacional tenha mostrado uma melhora, com redução na taxa de trabalho infantil graças ao aumento da renda familiar e políticas como o Bolsa Família, o Norte continua sendo um ponto de atenção devido à sua maior incidência de casos.

 

Com informações da Agência Brasil

Sair da versão mobile