Início Geral Defensoria Pública do Amazonas se destaca no ExpoJud 2024 com inovações tecnológicas

Defensoria Pública do Amazonas se destaca no ExpoJud 2024 com inovações tecnológicas

0

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) está participando da 8ª edição do ExpoJud 2024, o maior congresso de tecnologia, inovação e Direito do Brasil, em Brasília. Expondo suas iniciativas tecnológicas voltadas para o aprimoramento dos serviços prestados à população vulnerável, a instituição – que enfrenta desafios orçamentários e logísticos devido às peculiaridades geográficas do Estado –  encontrou na tecnologia uma aliada essencial para garantir o acesso à justiça em regiões de difícil acesso.

O Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Barbosa, destacou a importância da tecnologia no atendimento à população. “Hoje não é mais possível servir à população em nenhum lugar, em nenhum ramo, sem a tecnologia. Ela facilita a vida das pessoas, agiliza o atendimento e possibilita interações que nossa estrutura física não comporta. Investimos em tecnologia há mais de uma década e hoje colhemos os frutos. Conseguimos exportar conhecimento e sistemas para outras Defensorias, além de termos uma posição de destaque nacional”, ressaltou Rafael Barbosa.

Ele também enfatizou o papel da tecnologia em um Estado com dimensões continentais, onde a logística é um desafio constante. “No Amazonas, a tecnologia é essencial. Temos longas distâncias entre municípios e a Defensoria precisa acompanhar o ritmo do Judiciário, que utiliza sistemas de audiências virtuais para superar essas barreiras”, explicou.

A Defensoria Pública do Amazonas utiliza ferramentas como a internet satelital para ampliar o alcance de suas unidades no interior, garantindo que mesmo as comunidades mais isoladas possam ser atendidas.

Nickollas Jesus, Diretor de Tecnologia da Informação da Defensoria, também reforçou o impacto das inovações tecnológicas no funcionamento da instituição. Entre as principais soluções apresentadas no Expojud, ele destacou o Sistema de Gerenciamento Integrado (SGI), desenvolvido internamente e que conta com vários módulos para automatizar processos administrativos e otimizar o atendimento ao público. “Recentemente, inauguramos uma inteligência artificial classificadora de atendimentos, que permite entender melhor as demandas da população e direcionar os assistidos para os serviços adequados”, explicou Nickollas.

Para o diretor, a presença da Defensoria no Expojud reafirma o compromisso da instituição em se modernizar continuamente para melhor servir a população. Além das soluções já implementadas, como o sistema de agendamento online com inteligência artificial e o uso de internet satelital em municípios isolados, “a Defensoria do Amazonas continua desenvolvendo novas ferramentas para garantir o acesso à Justiça”.

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da DPE-AM atua em diversas frentes no dia a dia da Defensoria, desde o suporte ao usuário, implantações de infraestrutura, até o desenvolvimento de sistemas que auxiliam os membros e servidores a terem mais eficiência nas suas atividades, para que finalmente a população seja beneficiada com serviços de qualidade.

ExpoJud

Considerado o maior congresso da área de Tecnologia, Inovação e Direito para as instituições que compõem o Sistema Judiciário Brasileiro, o ExpoJud 2024 conta com uma extensa programação entre 15 e 17 de outubro, em Brasília.

Nos três dias de evento, o público vai poder participar de treinamentos técnicos, abordando temas como Inteligência Artificial Generativa, Cibersegurança, Blockchain, Big Data, entre outros. Além dos cursos práticos, a programação inclui palestras, painéis e uma grande área de exposição com estandes e projetos das diversas instituições que compõem o sistema judiciário.

Com informações da dicom DPE/AM

Sair da versão mobile