O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) solicitou ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil esclarecimentos sobre a situação de brasileiros que estão impossibilitados de retornar ao país após o fechamento do espaço aéreo dos Emirados Árabes Unidos, em meio à escalada do conflito no Oriente Médio.
Entre os brasileiros afetados estão cerca de 30 amazonenses integrantes do Movimento Cristão Legendários, que estavam em Dubai participando do evento internacional “Top Dubai”, realizado entre os dias 25 e 28 de fevereiro. O retorno ao Brasil estava previsto para 1º de março, mas foi interrompido após a suspensão das operações no Aeroporto Internacional de Dubai.
“A proteção dos brasileiros no exterior é responsabilidade do Estado. Em situações de crise internacional, o governo precisa agir com rapidez, transparência e coordenação para garantir segurança e condições de retorno aos nossos cidadãos”, afirmou o parlamentar.
No documento encaminhado ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o deputado questiona quais medidas estão sendo adotadas para prestar assistência consular aos brasileiros e se há previsão de operações de repatriação para quem não consegue retornar por voos comerciais.
O parlamentar também pede informações sobre o número atualizado de brasileiros retidos nos Emirados Árabes Unidos e em outros países afetados pelo conflito, além de possíveis orientações do governo para cidadãos que pretendem viajar à região nos próximos dias.
Segundo especialistas do setor aéreo, a paralisação de rotas internacionais pode durar semanas, dependendo da evolução das tensões na região, o que pode afetar importantes centros de conexão aérea do Oriente Médio.
