Brasil – O Desenrola, programa federal lançado pelo Ministério da Fazenda de Fernando Haddad para promover a renegociação de dívidas, inicialmente previsto para setembro, foi antecipado para começar na segunda-feira, 17. O programa pretende limpar o nome de até 70 milhões de brasileiros, segundo cálculos do governo, o que representa cerca de 40% da população adulta do país.
O governo também anunciou outras linhas de apoio para reduzir a inadimplência. Entenda como o programa vai funcionar:
Na faixa 1 do programa, estarão os brasileiros que ganham até R$ 2640 e que estejam no Cadúnico poderão renegociar dívidas de até R$ 5 mil feitas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022.
A quitação pode ser à vista ou por financiamento bancário em até 60 meses para pagar, sem entrada, por 1,99% de juros ao mês e primeira parcela após 30 dias. O governo utilizará os bancos públicos para apoio para fiar os débitos.
A Faixa 2 garante que pessoas fora do Cadúnico e fora da faixa de renda negociem com garantias especiais do banco, que receberá um benefício do governo caso adira o programa e consiga ajudar a tirar os brasileiros da inadimplência. O tamanho da dívida também não importa.
Na faixa 1 e na faixa 2, não se pode negociar crédito rural, financiamento imobiliário, créditos com garantia real, operações com funding ou risco de terceiros.
A proposta do governo é limpar o nome da população para retomar a aceleração do consumo e garantir a retomada da economia nos próximos meses.
O Desenrola foi uma das principais plataformas de campanha do governo Lula e já entra em ação no segundo semestre de 2022.
Fonte: Fórum