Sete alunos e dois professores estão representando o Instituto de Computação (ICOMP/UFAM), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) que acontece nos dias 7, 8, 9 e 10 em Curitiba. O fórum brasileiro é dedicado exclusivamente à Qualidade de Software e acontece anualmente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Ao todo, sete trabalhos serão apresentados pelos acadêmicos: 1)What do students prefer – Use Cases, User stories or DT Techniques? – Autores: José Carlos Duarte, Adriana Lopes e Tayana Conte; 2) Avaliando Abordagens para Seleção de Técnicas de Design Thinking – Autores: Maria Meireles, Sabrina Rocha de Souza, José Carlos Duarte, Tayana Conte, José Carlos Maldonado; 3) Avaliando DX através da correlação entre afetividade e produtividade auto-avaliada em uma instituição pública – Autores: Fabian Lopes, Ana Carolina Oran, Bruno Gadelha; 4) Joy to the Work: How Does Software Team Formation Strategy Influence Job Satisfaction? – Autores: Sérgio Cavalcante, Bruno Gadelha, Édson Oliveira, Igor Steinmacher, Walter Nakamura e Tayana Conte; 5) Design para IoT: Um Estudo Experimental para Entender como o Design Thinking pode Apoiar a Elicitação de Requisitos para Sistemas IoT – Autores: Sabrina Rocha, Maria A.C Meireles, Carlos Duarte, José Carlos Maldonado e Tayana Conte; 6) Prototyping in Software Quality Assurance: A Survey With Software Practitioners – Autores: Gretchen de Macedo, Awdren Fontão e Bruno Gadelha; 7) Organizing Empirical Studies as Learning Iterations in Design Science Research Projects – Autores: Monaless Barcellos, Gleison Santos, Tayana Conte, Bianca Trinkenreich, Patrícia Matsubara.
A professora Tayana Conte falou sobre os projetos e destacou a importância de representar o Amazonas no Paraná: “Fomos um dos três melhores artigos entre mais de 75 artigos submetidos. O artigo premiado foi fruto do mestrado do Sérgio Cavalcante e foi sobre um estudo em uma instituição de desenvolvimento de software de Manaus. Isso demonstra o quanto nossas pesquisas estão alinhadas com a necessidade da indústria de software, uma das que mais cresce no mundo”, destacou.
Além dos destaques dos alunos, o professor Bruno Gadelha falou também sobre a participação de Amazonenses no SBQS: “Nossa presença mostra a força da pesquisa em engenharia de software, em particular, na qualidade de software realizada no PPGI/IComp. Além disso a participação de professores do icomp na coordenação de atividades do evento mostra a inserção nacional do nosso corpo docente”, falou.
Sobre o Simpósio
O Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) é o principal fórum brasileiro dedicado exclusivamente à Qualidade de Software. Ao longo do tempo, a comunidade científica e de prática proporcionou a criação de métodos, técnicas, paradigmas, ambientes e ferramentas de desenvolvimento, modelos de ciclo de vida, modelos de maturidade, melhores práticas, dentre outros, que largamente impactaram a forma como se faz a Engenharia de Software. A qualidade de software se manifesta em duas vertentes complementares e dependentes: Qualidade de Processo e Qualidade de Produto. Com a grande dependência atual de software e serviços agregados, a pesquisa em Qualidade de Software e sua aplicação em produtos e serviços é tanto uma necessidade quanto um diferencial para prover valor às organizações e a seus negócios.
Desde a sua concepção, o SBQS tem primado pela troca de experiências entre a Academia e a Indústria, onde pesquisadores, educadores e a comunidade de prática de Qualidade de Software e Engenharia de Software encontram-se para apresentar e discutir ideias, experiências e descobertas visando à inovação com potencial para influenciar positivamente a indústria de software. O SBQS acredita na importância de aproximar pesquisadores, profissionais e educadores de Engenharia de Software na discussão sobre o papel da qualidade de software na construção de software hoje e no futuro.
O SBQS 2022 contará com 3 trilhas: Trilha de Trabalhos Técnicos, Trilha de Relatos de Experiência e Trilha de Educação em Qualidade de Software. No SBQS 2022 também serão realizados o Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (WTDQS) e o Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (CTDQS). Além disso, o SBQS 2022 contará com a Industry Talks, dedicada a experiências da Indústria. Pesquisadores, educadores, profissionais da indústria e estudantes são convidados e incentivados a submeter trabalhos que contribuam para a área de Qualidade de Software.
Excelência e reconhecimento nacional e internacional
Em julho deste ano, os cursos de mestrado e doutorado em informática da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), foram avaliados como cursos de excelência e de reconhecimento nacional e internacional, durante a avaliação quadrienal (2017-2020), da pós-graduação brasileira, recebendo a nota 6, em uma escala que vai até 7, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do MEC que é responsável pela autorização e avaliação dos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Para o professor e coordenador do programa de pós-graduação em informática, Juan Colonna, essa é uma grande conquista não só para o Instituto de Computação da UFAM (ICOMP/UFAM), mas também para todo o Amazonas. “Sem dúvida, também um passo muito importante para o fortalecimento e consolidação do Polo Digital de Manaus”.