Cerca de 40 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual (EE) Raio de Sol, localizada na zona Norte de Manaus, participaram do encerramento da 2ª edição do projeto “Escola de Compliance”, nesta sexta-feira (28/07). O projeto, idealizado pela Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, tem o objetivo de promover debates sobre sustentabilidade e meio ambiente.
O encerramento das atividades ocorreu na sede da Cigás, em Flores, zona centro-sul de Manaus. No período da manhã, foram desenvolvidas ações lúdicas com os estudantes, como “Quiz do Conhecimento” e “Soletrando”, “Coleta Seletiva”, “Quebra-Cabeça Sustentável”, entre outros.
“O projeto é uma ação do programa ‘Cigás em Compliance’. E a ideia é conscientizar os alunos da rede pública para que eles tenham consciência sobre desenvolvimento sustentável, entre outros temas relevantes para a sociedade”, destacou a gerente de Compliance da Cigás e coordenadora do projeto, Larissa Cardoso.
As ações tiveram início na EE Raio de Sol, na Cidade Nova, zona norte, com uma série de palestras sobre sustentabilidade, ética, moral e meio ambiente. De acordo com a gestora da unidade de ensino, Déborah Rodrigues, os alunos estão se sentindo prestigiados com as visitas.
“Toda criança precisa se sentir pertencente (a algo) e eles estão se sentindo parte de tudo isso aqui. A gente já desenvolve projetos nesse sentido em nossa escola e, com essa parceria, conseguimos expandir nossas possibilidades para tratar do social. Sair dos portões da escola, apenas da teoria, é muito importante no processo de ensino e aprendizagem desses estudantes”, ressaltou a gestora.
Para finalizar a programação na escola, os alunos também participaram do plantio de mudas de espécies frutíferas e ornamentais.
Visita
As atividades lúdicas desenvolvidas durante a visita, à sede da Cigás, tiveram a participação de todos os estudantes. Para a aluna Nathally Ferreira, 10, os tópicos sobre sustentabilidade foram os mais divertidos durante as brincadeiras.
“Eu achei as brincadeiras bem legais, e a minha favorita foi a que a gente aprendeu a colocar o lixo no lugar certo. Nunca tinha tido uma experiência dessa fora da escola, estou gostando muito”, compartilhou Nathally.
Realizado desde 2022, o projeto “Escola de Compliance” ainda tem mais uma edição prevista para este ano. A Cigás prioriza a escolha de escolas públicas como convidadas para as imersões.
FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar