Com Manaus em “Estágio de Atenção”, mais de 90 ocorrências foram registradas na Central 199 da Defesa Civil devido a forte chuva que atingiu a capital, neste sábado (25). Mais da metade são de alagamentos. As ocorrências de maior severidade até o momento aconteceram na zona Leste, nos bairros Armando Mendes e Gilberto Mestrinho. Duas crianças foram socorridas com vida após ficarem soterradas.
Na comunidade da Sharp, localizada no bairro Armando Mendes, aconteceu um desmoronamento de residência de madeira. Dezessete famílias que residiam no entorno foram retiradas e alocadas na escola municipal Aristóteles Comte de Alencar e devem receber os benefícios eventuais como colchões e cestas básicas, da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).
Cinquenta servidores da da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) estão atuando na comunidade onde as estruturas de algumas casas estão comprometidas com ameaça de desabamento. As famílias da comunidade da Sharp estão sendo atendidas pelo programa Prosamim + e por isso, não podem ser inseridas no Auxílio Aluguel.
Gilberto Mestrinho
Já no bairro Gilberto Mestrinho, uma casa de alvenaria desabou. A Defesa Civil já esteve no local e solicitou a retirada de três famílias e a inclusão das mesmas no aluguel social
Manaus 2000
Outro ponto da cidade que demandou atenção especial foi a comunidade Manaus 2000, no bairro Japiim, zona Sul. A área é atendida pelo programa Prosamim +, e a Defesa Civil identificou nove residências desabadas, mas a Semasc, junto com a equipe do programa estadual, estão realizando o levantamento da área e devem conceder benefícios eventuais.
Outras ocorrências
Até o momento, foram registrados pela equipe da Semulsp três tombamentos de árvores, sendo uma na Avenida Epaminondas, área central, na Avenida Beira Rio, zona Leste, e no Parque do Mindu, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. As equipes já estiveram no local e removeram os galhos de árvores e liberaram as vias.
Na escola municipal Armando de Souza Mendes e no Centro Cultural Municipal Aníbal Beça, ambas na zona Leste, houve comprometimento da estrutura das escolas. As equipes da Semulsp também já estão no local dando todo apoio e suporte.
Números para acionar em caso de alagamento ou deslizamento
Devido à alta na demanda da Central 199, a Defesa Civil ampliou o número de atendentes, buscando dar fluidez nas ligações e garantir que as famílias afetadas sejam atendidas.
Em caso de ocorrências envolvendo alagamentos ou deslizamentos, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil, pelo 199. E para receber alertas específicos do bairro onde você mora, basta enviar um SMS com o CEP da sua rua para o número 40199.
Manaus em “Estágio de Atenção”
A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), lançou um alerta, neste sábado (25), informando que a capital está em “Estágio de Atenção”.
O prefeito David Almeida informou que a tentativa é para minimizar os efeitos das chuvas que é considerada mais forte que as chuvas do dia 12 de março quando ocorreu um deslizamento no bairro Jorge Teixeira que deixou oito vítimas.